Estudo comparativo de registros actigráficos em três pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : efeitos da intervenção medicamentosa
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634376 |
Resumo: | Orientador: Sylvia Maria Ciasca |
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Estudo comparativo de registros actigráficos em três pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : efeitos da intervenção medicamentosaComparative study of actigraphics registers in three patients with Attention Deficit Hyperactivity Disorders (ADHD) : effects of pharmacological interventionTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadeActigrafiaMetilfenidatoAttention deficit disorder with hyperactivityActigraphyMethylphenidateOrientador: Sylvia Maria CiascaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) leva a problemas cognitivos na infância e adolescência e, devido a sua associação com hipercinesias, também pode resultar em anomalias comportamentais que podem levar a impressões negativas de seus pares. Para avaliar estes pacientes, existem meios subjetivos por meio de relatos de pais e professores e meios objetivos como a actigrafia. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos registros actigráficos em pacientes com TDAH e, para isto, foram analisados 3 pacientes do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção (DISAPRE) no Ambulatório de Neurologia da UNICAMP com a utilização de um dispositivo actigráfico relógio-like e comparados os registros com um caso controle antes e depois da introdução de medicação psicoestimulante (metilfenidato). Os parâmetros actigráficos avaliados foram a variabilidade intradiária e a estabilidade interdiária dos pacientes com TDAH e do controle por meio das derivações PIM, ZCM e TAT e os índices de movimentação L5 e M10 gerados pelo aparelho. Para comparar os dados do controle com os outros três sujeitos pré e pós-medicação, foram feitas análise de variância (ANOVA) seguida do teste de Tukey e análise de variância de medidas repetidas. Os resultados mostraram que houve redução significativa de todos os parâmetros actigráficos em L5 nos três pacientes com TDAH e uma aproximação da curva de movimentação dos três pacientes com TDAH ao padrão de movimentação do controle após a introdução da medicação psicoestimulante quando comparado ao controle. Conclusão: a medicação psicoestimulante permitiu maior estabilização e condicionamento na movimentação dos 3 pacientes com TDAH durante as horas de menor movimentação (L5) nas 24 horas quando comparado ao controle e entre eles mesmosAbstract: The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) leads to cognitive problems in childhood and adolescence and, because of its association with hyperkinesias, can also result in behavioral abnormalities that can lead to negative impressions of its peers. To evaluate these patients, there are subjective means through reports of parents and teachers and objective means such as actigraphy. The objective of this study was analyse the actigraphics registers in ADHD patients and, however, were selected three patients from the Laboratory of Difficulties and Disturbances of Learning and Attention Disorders (DISAPRE) in the Neurology Clinic of UNICAMP with the use of a clock-like actigraphic device and the records were compared with a control case before and after take psychostimulant medication (methylphenidate). The actigraphic parameters evaluated were the intraday variability and the interdiary stability of the patients with ADHD and the control by means of the PIM, ZCM and TAT derivations and the movement indexes L5 and M10 generated by the device to match. To compare the control data with the other three subjects pre and post-medication, analysis of variance (ANOVA) was performed followed by the Tukey test and analysis of variance of repeated measures. The results showed that there was a significant reduction of all the actigraphic parameters in L5 in the three patients with ADHD and an approximation of the movement curve of the three patients with ADHD to next to the control movement pattern after the introduction of the psychostimulant medication when compared to the control. Conclusion: the psychostimulant medication allowed greater stabilization and conditioning in the movement of the 3 patients with ADHD during the hours of lower movement (L5) in the 24 hours comparison between them and controlDoutoradoNeurologiaDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Nucci, AnamarliSartorato, Edi LúciaCrenitte, Patricia Abreu PinheiroRiesgo, Rudimar dos SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrites, Clay, 1973-20182018-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (113 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634376BRITES, Clay. Estudo comparativo de registros actigráficos em três pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): efeitos da intervenção medicamentosa. 2018. 1 recurso online (113 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634376. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1052027Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-04T16:38:32Zoai::1052027Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-04T16:38:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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