Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115429 |
Resumo: | Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes. |
id |
UFRGS-2_fc8beb7259c0720a59b4cd910c9ccc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115429 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Benedetti, Luciane BertoSouza, Camilo Darsie de2015-04-18T01:57:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/115429000955394Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes.application/pdfporGrupo Hospitalar Conceição.Ensino técnicoCurrículoBibliografiaApontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955394.pdf000955394.pdfTexto completoapplication/pdf261765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/1/000955394.pdf5697a33ed81fe5ffdf24ca65788d4673MD51TEXT000955394.pdf.txt000955394.pdf.txtExtracted Texttext/plain108953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/2/000955394.pdf.txtf71d5803c80380a66c12b634f3c950c2MD52THUMBNAIL000955394.pdf.jpg000955394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/3/000955394.pdf.jpg5366a5953838c4a9d9a81e1522d60ae4MD5310183/1154292018-10-19 10:46:31.269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115429Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
title |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
spellingShingle |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde Benedetti, Luciane Berto Grupo Hospitalar Conceição. Ensino técnico Currículo Bibliografia |
title_short |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
title_full |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
title_fullStr |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
title_full_unstemmed |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
title_sort |
Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde |
author |
Benedetti, Luciane Berto |
author_facet |
Benedetti, Luciane Berto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti, Luciane Berto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Camilo Darsie de |
contributor_str_mv |
Souza, Camilo Darsie de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Hospitalar Conceição. Ensino técnico Currículo Bibliografia |
topic |
Grupo Hospitalar Conceição. Ensino técnico Currículo Bibliografia |
description |
Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115429 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955394 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115429 |
identifier_str_mv |
000955394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/1/000955394.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/2/000955394.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/3/000955394.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5697a33ed81fe5ffdf24ca65788d4673 f71d5803c80380a66c12b634f3c950c2 5366a5953838c4a9d9a81e1522d60ae4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483237789696 |