Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti, Luciane Berto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115429
Resumo: Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes.
id UFRGS-2_fc8beb7259c0720a59b4cd910c9ccc58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115429
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Benedetti, Luciane BertoSouza, Camilo Darsie de2015-04-18T01:57:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/115429000955394Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes.application/pdfporGrupo Hospitalar Conceição.Ensino técnicoCurrículoBibliografiaApontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955394.pdf000955394.pdfTexto completoapplication/pdf261765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/1/000955394.pdf5697a33ed81fe5ffdf24ca65788d4673MD51TEXT000955394.pdf.txt000955394.pdf.txtExtracted Texttext/plain108953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/2/000955394.pdf.txtf71d5803c80380a66c12b634f3c950c2MD52THUMBNAIL000955394.pdf.jpg000955394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/3/000955394.pdf.jpg5366a5953838c4a9d9a81e1522d60ae4MD5310183/1154292018-10-19 10:46:31.269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115429Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
title Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
spellingShingle Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
Benedetti, Luciane Berto
Grupo Hospitalar Conceição.
Ensino técnico
Currículo
Bibliografia
title_short Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
title_full Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
title_fullStr Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
title_full_unstemmed Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
title_sort Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
author Benedetti, Luciane Berto
author_facet Benedetti, Luciane Berto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti, Luciane Berto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Camilo Darsie de
contributor_str_mv Souza, Camilo Darsie de
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Hospitalar Conceição.
Ensino técnico
Currículo
Bibliografia
topic Grupo Hospitalar Conceição.
Ensino técnico
Currículo
Bibliografia
description Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-18T01:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115429
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955394
url http://hdl.handle.net/10183/115429
identifier_str_mv 000955394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/1/000955394.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/2/000955394.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115429/3/000955394.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5697a33ed81fe5ffdf24ca65788d4673
f71d5803c80380a66c12b634f3c950c2
5366a5953838c4a9d9a81e1522d60ae4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483237789696