Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Juliano de O.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Eichler, Marcelo Leandro, Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23157
Resumo: Existem diversos critérios para a análise de softwares educativos. Entre eles, talvez o mais interessante seja o da usabilidade, que procura pela avaliação do efetivo uso do software em sala de aula. Vimos utilizando esse critério de avaliação na análise de Carbópolis, um programa voltado à educação ambiental e de distribuição gratuita. Nesta pesquisa, buscaram-se as vozes dos professores. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores que utilizaram o programa em algum momento de seu trabalho, seja no meio escolar ou acadêmico. Essas entrevistas visaram a obter informações sobre como os professores conheceram o programa, como o inseriram em sua proposta pedagógica, a posição deles a respeito da informática educativa e se há incentivo da escola para esse tipo de atividade, entre outras. Além disso, foram identificadas opiniões e sugestões dos professores para a melhoria do programa. Neste artigo mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas em nossa amostra de professores.
id UFRGS-2_fcc205939581fb27feff91729b28bbe0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guterres, Juliano de O.Eichler, Marcelo LeandroDel Pino, Jose Claudio2010-06-01T04:17:58Z20031414-5685http://hdl.handle.net/10183/23157000429927Existem diversos critérios para a análise de softwares educativos. Entre eles, talvez o mais interessante seja o da usabilidade, que procura pela avaliação do efetivo uso do software em sala de aula. Vimos utilizando esse critério de avaliação na análise de Carbópolis, um programa voltado à educação ambiental e de distribuição gratuita. Nesta pesquisa, buscaram-se as vozes dos professores. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores que utilizaram o programa em algum momento de seu trabalho, seja no meio escolar ou acadêmico. Essas entrevistas visaram a obter informações sobre como os professores conheceram o programa, como o inseriram em sua proposta pedagógica, a posição deles a respeito da informática educativa e se há incentivo da escola para esse tipo de atividade, entre outras. Além disso, foram identificadas opiniões e sugestões dos professores para a melhoria do programa. Neste artigo mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas em nossa amostra de professores.There are several criteria directed to the analysis of educational software. Possibly, the most important of them is the criterion of usability, which aims at the evaluation of the usage of the software in classroom. We have been using this criterion of evaluation in the analysis of Carbópolis, a free software directed to environmental education. In this research we looked for the teachers’ voice. Thus, teachers who had used the software either in the school or at college were interviewed. These interviews aimed at obtaining more information about how they assessed the software, how they made use of it in their classes, what are their position concerning educational software and if the school supports this sort of activity. Besides that, we looked for opinions and suggestions that could be used in the improvement of the software. In the present paper we show, and also discuss, the contextual diversity and the different work proposals that were observed in our research with teachers.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 11, n. 2 (2003), p. 86-99Software educacionalEnsino de quimicaEducational softwareTeacher trainingEnvironmental educationCompreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000429927.pdf000429927.pdfTexto completoapplication/pdf352107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23157/1/000429927.pdff85cc9f3e9ec892044369bf2615a0979MD51TEXT000429927.pdf.txt000429927.pdf.txtExtracted Texttext/plain77900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23157/2/000429927.pdf.txt8cb2f98f0e2f6f45c951b3b09d1af5cfMD52THUMBNAIL000429927.pdf.jpg000429927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23157/3/000429927.pdf.jpg3c00caa6b92de8148e5e0c10675d3181MD5310183/231572018-10-08 09:32:56.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:32:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
title Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
spellingShingle Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
Guterres, Juliano de O.
Software educacional
Ensino de quimica
Educational software
Teacher training
Environmental education
title_short Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
title_full Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
title_fullStr Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
title_full_unstemmed Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
title_sort Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola
author Guterres, Juliano de O.
author_facet Guterres, Juliano de O.
Eichler, Marcelo Leandro
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Eichler, Marcelo Leandro
Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterres, Juliano de O.
Eichler, Marcelo Leandro
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Ensino de quimica
topic Software educacional
Ensino de quimica
Educational software
Teacher training
Environmental education
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational software
Teacher training
Environmental education
description Existem diversos critérios para a análise de softwares educativos. Entre eles, talvez o mais interessante seja o da usabilidade, que procura pela avaliação do efetivo uso do software em sala de aula. Vimos utilizando esse critério de avaliação na análise de Carbópolis, um programa voltado à educação ambiental e de distribuição gratuita. Nesta pesquisa, buscaram-se as vozes dos professores. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores que utilizaram o programa em algum momento de seu trabalho, seja no meio escolar ou acadêmico. Essas entrevistas visaram a obter informações sobre como os professores conheceram o programa, como o inseriram em sua proposta pedagógica, a posição deles a respeito da informática educativa e se há incentivo da escola para esse tipo de atividade, entre outras. Além disso, foram identificadas opiniões e sugestões dos professores para a melhoria do programa. Neste artigo mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas em nossa amostra de professores.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:17:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23157
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000429927
identifier_str_mv 1414-5685
000429927
url http://hdl.handle.net/10183/23157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 11, n. 2 (2003), p. 86-99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23157/1/000429927.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23157/2/000429927.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23157/3/000429927.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f85cc9f3e9ec892044369bf2615a0979
8cb2f98f0e2f6f45c951b3b09d1af5cf
3c00caa6b92de8148e5e0c10675d3181
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447414521200640