A teoria do consumidor e o comportamento de indivíduos oniomaníacos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Luciana Cunha de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130290
Resumo: O principal objetivo desse trabalho é entender se a teoria do consumidor explica o comportamento de indivíduos oniomaníacos, ou seja, o comportamento de compradores compulsivos. Pretende-se investigar se os pressupostos que constituem o modelo tradicional de consumo são adequados para explicar como compradores compulsivos tomam suas decisões. Para isso, serão apresentadas duas diferentes visões da teoria econômica sobre a tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional de consumo e a economia comportamental. A primeira visão possui um caráter mais normativo, utilizando como suposição a racionalidade para descrever o comportamento do consumidor, enquanto a segunda questiona essa racionalidade, tentando adequar as suposições ao comportamento observado do consumidor, logo possui caráter mais descritivo. Também será destacado o surgimento da neuroeconomia e as contribuições que ela pode trazer para o entendimento de como as decisões de consumo se processam no cérebro humano. Por fim, será apresentado o comportamento do indivíduo oniomaníaco, o contexto em que está inserido e as influências que esse sofre. A conclusão é que o comportamento desses indivíduos não pode ser explicado pelo modelo tradicional de consumo, fica claro que quando alguém por impulso faz uma compra desnecessária, esse comportamento não está ligado a uma escolha racional.
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