A teoria do consumidor e o comportamento de indivíduos oniomaníacos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130290 |
Resumo: | O principal objetivo desse trabalho é entender se a teoria do consumidor explica o comportamento de indivíduos oniomaníacos, ou seja, o comportamento de compradores compulsivos. Pretende-se investigar se os pressupostos que constituem o modelo tradicional de consumo são adequados para explicar como compradores compulsivos tomam suas decisões. Para isso, serão apresentadas duas diferentes visões da teoria econômica sobre a tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional de consumo e a economia comportamental. A primeira visão possui um caráter mais normativo, utilizando como suposição a racionalidade para descrever o comportamento do consumidor, enquanto a segunda questiona essa racionalidade, tentando adequar as suposições ao comportamento observado do consumidor, logo possui caráter mais descritivo. Também será destacado o surgimento da neuroeconomia e as contribuições que ela pode trazer para o entendimento de como as decisões de consumo se processam no cérebro humano. Por fim, será apresentado o comportamento do indivíduo oniomaníaco, o contexto em que está inserido e as influências que esse sofre. A conclusão é que o comportamento desses indivíduos não pode ser explicado pelo modelo tradicional de consumo, fica claro que quando alguém por impulso faz uma compra desnecessária, esse comportamento não está ligado a uma escolha racional. |
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Quadros, Luciana Cunha deMonteiro, Sergio Marley Modesto2015-11-25T02:40:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/130290000975156O principal objetivo desse trabalho é entender se a teoria do consumidor explica o comportamento de indivíduos oniomaníacos, ou seja, o comportamento de compradores compulsivos. Pretende-se investigar se os pressupostos que constituem o modelo tradicional de consumo são adequados para explicar como compradores compulsivos tomam suas decisões. Para isso, serão apresentadas duas diferentes visões da teoria econômica sobre a tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional de consumo e a economia comportamental. A primeira visão possui um caráter mais normativo, utilizando como suposição a racionalidade para descrever o comportamento do consumidor, enquanto a segunda questiona essa racionalidade, tentando adequar as suposições ao comportamento observado do consumidor, logo possui caráter mais descritivo. Também será destacado o surgimento da neuroeconomia e as contribuições que ela pode trazer para o entendimento de como as decisões de consumo se processam no cérebro humano. Por fim, será apresentado o comportamento do indivíduo oniomaníaco, o contexto em que está inserido e as influências que esse sofre. A conclusão é que o comportamento desses indivíduos não pode ser explicado pelo modelo tradicional de consumo, fica claro que quando alguém por impulso faz uma compra desnecessária, esse comportamento não está ligado a uma escolha racional.The main objective of this essay is to understand if the consumer theory explains the behavior of oniomaniac individuals, or the behavior of compulsive buyers. We intend to investigate if the presupposed that constitute the traditional samples of consumption are appropriate to explain how compulsively buyers take their decisions. In this aim, it will be presented two different views from the economic theory about the decision of consume: the traditional sample of consumption and the behavioral economics. The first view has a more normative character using as a supposition the rationality, trying to adequate this supposition to observed behavior of the consumer, having a more descriptive character. Also it will be detached the emergence of neuroconomics and the contributions that it can bring to the understanding how the consume decisions process inside the human brain. Finally, it will be considered the individual oniomaniac behavior, the context it is inserted and the influences it suffers. The conclusion is that the behavior of these individuals can’t be explained by the traditional sample of consume. It is clear that when somebody impulsively buys something unnecessarily, this behavior isn’t connected to a rational choice.application/pdfporEconomiaTheory of consumptionBehavioral economicsNeuroeconomicsOniomaniaCompulsive buyingA teoria do consumidor e o comportamento de indivíduos oniomaníacosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975156.pdf000975156.pdfTexto completoapplication/pdf1001469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130290/1/000975156.pdfae5b67e8523436a7d5b9dff9889d2723MD51TEXT000975156.pdf.txt000975156.pdf.txtExtracted Texttext/plain94765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130290/2/000975156.pdf.txt0ff6338b8ae0a88ad30d0070d0ab0145MD52THUMBNAIL000975156.pdf.jpg000975156.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130290/3/000975156.pdf.jpg1b921fd1a81eb85457214a586ee693c4MD5310183/1302902018-10-25 09:31:06.58oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130290Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:31:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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