A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Andréia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Rute da, Santos, Vinícius Machado Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217754
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, o que restringe o campo da Educação Matemática; reflexo, talvez, da separação entre uma matemática formalizada e uma matemática para a formação do professor de matemática. Há indícios que as atividades realizadas nas disciplinas, que integram a prática como componente curricular, vêm contribuindo para uma melhor formação docente, pois possibilitam aos licenciandos diferentes vivências e estudos sobre e na prática.
id UFRGS-2_fd281a279686588263c8f8bc0999b465
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217754
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalcin, AndréiaCunha, Rute daSantos, Vinícius Machado Pereira dos2021-02-05T04:05:46Z20161517-3941http://hdl.handle.net/10183/217754001003137O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, o que restringe o campo da Educação Matemática; reflexo, talvez, da separação entre uma matemática formalizada e uma matemática para a formação do professor de matemática. Há indícios que as atividades realizadas nas disciplinas, que integram a prática como componente curricular, vêm contribuindo para uma melhor formação docente, pois possibilitam aos licenciandos diferentes vivências e estudos sobre e na prática.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 21, n. 49a (abr. 2016), p. 26-33CurrículoLicenciaturaMatemáticaFormação de professoresA prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabáinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001003137.pdf.txt001003137.pdf.txtExtracted Texttext/plain22661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217754/2/001003137.pdf.txt2b6cd65b7ee820301d1260bcac21e787MD52ORIGINAL001003137.pdfTexto completoapplication/pdf253040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217754/1/001003137.pdf3e293660169e450768b7d9e55914876aMD5110183/2177542022-10-16 04:48:47.46573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217754Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-16T07:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
title A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
spellingShingle A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
Dalcin, Andréia
Currículo
Licenciatura
Matemática
Formação de professores
title_short A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
title_full A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
title_fullStr A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
title_full_unstemmed A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
title_sort A prática como componente curricular : uma construção na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Cuiabá
author Dalcin, Andréia
author_facet Dalcin, Andréia
Cunha, Rute da
Santos, Vinícius Machado Pereira dos
author_role author
author2 Cunha, Rute da
Santos, Vinícius Machado Pereira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Andréia
Cunha, Rute da
Santos, Vinícius Machado Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Licenciatura
Matemática
Formação de professores
topic Currículo
Licenciatura
Matemática
Formação de professores
description O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de construção e a experiência de implantação da “prática como componente curricular” no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, campus de Cuiabá. Optou-se em tratar a prática como componente curricular na forma de disciplinas ao longo do curso. As experiências ao longo desses anos mostraram que ainda existem resquícios de uma prática de ensino identificada unicamente como metodologia de ensino, o que restringe o campo da Educação Matemática; reflexo, talvez, da separação entre uma matemática formalizada e uma matemática para a formação do professor de matemática. Há indícios que as atividades realizadas nas disciplinas, que integram a prática como componente curricular, vêm contribuindo para uma melhor formação docente, pois possibilitam aos licenciandos diferentes vivências e estudos sobre e na prática.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-05T04:05:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217754
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3941
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003137
identifier_str_mv 1517-3941
001003137
url http://hdl.handle.net/10183/217754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 21, n. 49a (abr. 2016), p. 26-33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217754/2/001003137.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217754/1/001003137.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b6cd65b7ee820301d1260bcac21e787
3e293660169e450768b7d9e55914876a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225007652667392