Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257196 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidas |
id |
UFRGS-2_fd4df4d70125021f1bb2a3db98581ab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257196 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dosSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-04-19T03:24:57Z20221676-3939http://hdl.handle.net/10183/257196001165951O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidasThe present article aims to identify signs of autonomy as well as to reflect on the decision making and the challenges faced by two undergraduate piano students as they learned and prepared the Sonata in C major K. 271 by Domenico Scarlatti for their first piano lesson. By means of observation of practice sessions, markings on the score and interviews, different levels of autonomy were identified, particularly in terms of establishment of goals, organization and persistence in the implementation of practice strategies. Challenges were observed with regard to memorization and reading as well as dependence on external sources for interpretative choices. Implications for piano pedagogy are discussedapplication/pdfporMúsica Hodie. Goiânia. Vol. 22 (2022), p. 1-36AutonomiaEstudantePrática instrumentalPerformance (Música)Estratégias de estudoLearner’s autonomyinstrumental practicePerformancePractice strategiesReflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. ScarlattiReflections on the autonomy of undergraduate piano students in the early stages of preparation of D. Scarlatti’s Sonata K. 271 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165951.pdf.txt001165951.pdf.txtExtracted Texttext/plain69455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/2/001165951.pdf.txt10aabd82596f96a54771c2236b0d575dMD52ORIGINAL001165951.pdfTexto completoapplication/pdf795633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/1/001165951.pdfa0daceed8088ab11f646beb84fd73835MD5110183/2571962023-04-20 03:21:57.151101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-20T06:21:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reflections on the autonomy of undergraduate piano students in the early stages of preparation of D. Scarlatti’s Sonata K. 271 |
title |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
spellingShingle |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos Autonomia Estudante Prática instrumental Performance (Música) Estratégias de estudo Learner’s autonomy instrumental practice Performance Practice strategies |
title_short |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
title_full |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
title_fullStr |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
title_sort |
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti |
author |
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos |
author_facet |
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Estudante Prática instrumental Performance (Música) Estratégias de estudo |
topic |
Autonomia Estudante Prática instrumental Performance (Música) Estratégias de estudo Learner’s autonomy instrumental practice Performance Practice strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learner’s autonomy instrumental practice Performance Practice strategies |
description |
O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidas |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-19T03:24:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257196 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-3939 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165951 |
identifier_str_mv |
1676-3939 001165951 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Música Hodie. Goiânia. Vol. 22 (2022), p. 1-36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/2/001165951.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/1/001165951.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10aabd82596f96a54771c2236b0d575d a0daceed8088ab11f646beb84fd73835 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447825963548672 |