Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257196
Resumo: O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidas
id UFRGS-2_fd4df4d70125021f1bb2a3db98581ab9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257196
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dosSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-04-19T03:24:57Z20221676-3939http://hdl.handle.net/10183/257196001165951O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidasThe present article aims to identify signs of autonomy as well as to reflect on the decision making and the challenges faced by two undergraduate piano students as they learned and prepared the Sonata in C major K. 271 by Domenico Scarlatti for their first piano lesson. By means of observation of practice sessions, markings on the score and interviews, different levels of autonomy were identified, particularly in terms of establishment of goals, organization and persistence in the implementation of practice strategies. Challenges were observed with regard to memorization and reading as well as dependence on external sources for interpretative choices. Implications for piano pedagogy are discussedapplication/pdfporMúsica Hodie. Goiânia. Vol. 22 (2022), p. 1-36AutonomiaEstudantePrática instrumentalPerformance (Música)Estratégias de estudoLearner’s autonomyinstrumental practicePerformancePractice strategiesReflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. ScarlattiReflections on the autonomy of undergraduate piano students in the early stages of preparation of D. Scarlatti’s Sonata K. 271 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165951.pdf.txt001165951.pdf.txtExtracted Texttext/plain69455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/2/001165951.pdf.txt10aabd82596f96a54771c2236b0d575dMD52ORIGINAL001165951.pdfTexto completoapplication/pdf795633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/1/001165951.pdfa0daceed8088ab11f646beb84fd73835MD5110183/2571962023-04-20 03:21:57.151101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-20T06:21:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reflections on the autonomy of undergraduate piano students in the early stages of preparation of D. Scarlatti’s Sonata K. 271
title Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
spellingShingle Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos
Autonomia
Estudante
Prática instrumental
Performance (Música)
Estratégias de estudo
Learner’s autonomy
instrumental practice
Performance
Practice strategies
title_short Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
title_full Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
title_fullStr Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
title_full_unstemmed Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
title_sort Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
author Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos
author_facet Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Regina Antunes Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, Celso Luiz Barrufi dos
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Estudante
Prática instrumental
Performance (Música)
Estratégias de estudo
topic Autonomia
Estudante
Prática instrumental
Performance (Música)
Estratégias de estudo
Learner’s autonomy
instrumental practice
Performance
Practice strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Learner’s autonomy
instrumental practice
Performance
Practice strategies
description O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia, bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses vivenciados durante o aprendizado e preparação da Sonata em Dó maior K. 271, de Domenico Scarlatti, por dois graduandos, no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, anotações na partitura e entrevistas, foram identificadas diferentes nuances de autonomia definidas pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização, bem como dependência de fatores externos para a realização de escolhas interpretativas também foram observados. Implicações para a pedagogia do piano são discutidas
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:24:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257196
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-3939
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165951
identifier_str_mv 1676-3939
001165951
url http://hdl.handle.net/10183/257196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Música Hodie. Goiânia. Vol. 22 (2022), p. 1-36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/2/001165951.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257196/1/001165951.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10aabd82596f96a54771c2236b0d575d
a0daceed8088ab11f646beb84fd73835
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447825963548672