Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandez, Dina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23358
Resumo: A temática do estudo individual e sua relevância para o processo de aprendizagem instrumental tem sido tema de interesse em variados estudos científicos. Têm emergido questões concretas sobre a importância da quantidade, regularidade e qualidade da prática individual para a melhoria da performance, bem como o papel central de uma crescente autonomia, potenciada pelo desenvolvimento de competências metacognitivas, onde assumem particular importância as práticas sistemáticas de registo e de avaliação do progresso da aprendizagem. Apesar dos inúmeros resultados apontarem para uma enorme importância desta componente da aprendizagem, no contexto real das escolas de ensino especializado da música, tais conhecimentos parecem não estar ainda patentes nos comportamentos quer de alunos quer de professores, havendo ainda a necessidade de desenvolver materiais didáticos que possam levar os alunos a potenciar o tempo dedicado a esta componente. A investigação realizada neste projeto revelou efetivamente que as práticas de estudo dos alunos são muto diversas, bem com as suas perceções e opiniões acerca da sua efetividade e adequabilidade às necessidades de aprendizagem. Foi feita uma caracterização das práticas de estudo dos alunos, recolha de opiniões e perceções acerca dessas mesmas práticas, e ainda um levantamento de fatores positiva e negativamente influentes na prática individual, foram desenvolvidos conteúdos a incluir num protótipo de caderno de apoio ao estudo individual, direcionado às necessidades concretas da comunidade escolar da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo; The question of deliberate practice and its influence on the instrumental learning process – case study with the students attending the official musical course of Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) Abstract: The subject matter of individual practice and its relevance to the instrumental learning process has been the core subject in many research projects. Important issues such as quantity, regularity and quality of individual practice have arisen, together with the central role of an increasing autonomy, powered by the development of metacognitive skills. Between these skills, an organized behavior, such as a detailed registration and evaluation of the learning process acquire a huge relevance. Despite the scientific data showing the enormous relevance of this component of learning, in the real life at the music schools, it seems that this knowledge is still not patent in the students’s and teachers’s beliefs and behaviors towards practice. There is still a need for developing useful materials that could enhance the profit of the time students dedicate to practice. The research made with students and teachers from EMNSC showed a huge diversity between practice related behaviors, as well as different perceptions and beliefs regarding its effectiveness and suitability to the real learning needs. The data collection intended initially to characterize the students’s practice behavior. Afterwards, it allowed a collection of opinions, perceptions and beliefs about those behaviors and its importance and influence on the instrumental learning processes. Some potentially influent factors and its positive or negative influence on students practice behavior were also identified. Regarding the obtained data, some contents were developep to further be included on a practice notebook, specially targeted to the EMNSC school needs.
id RCAP_152acdd147fb06cfa5639d4eaf637479
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do CaboEstudo individualPráticas sistemáticasAprendizagem instrumentalAutonomiaIndividual practiceDeliberate practiceInstrumental learningAuthonomyA temática do estudo individual e sua relevância para o processo de aprendizagem instrumental tem sido tema de interesse em variados estudos científicos. Têm emergido questões concretas sobre a importância da quantidade, regularidade e qualidade da prática individual para a melhoria da performance, bem como o papel central de uma crescente autonomia, potenciada pelo desenvolvimento de competências metacognitivas, onde assumem particular importância as práticas sistemáticas de registo e de avaliação do progresso da aprendizagem. Apesar dos inúmeros resultados apontarem para uma enorme importância desta componente da aprendizagem, no contexto real das escolas de ensino especializado da música, tais conhecimentos parecem não estar ainda patentes nos comportamentos quer de alunos quer de professores, havendo ainda a necessidade de desenvolver materiais didáticos que possam levar os alunos a potenciar o tempo dedicado a esta componente. A investigação realizada neste projeto revelou efetivamente que as práticas de estudo dos alunos são muto diversas, bem com as suas perceções e opiniões acerca da sua efetividade e adequabilidade às necessidades de aprendizagem. Foi feita uma caracterização das práticas de estudo dos alunos, recolha de opiniões e perceções acerca dessas mesmas práticas, e ainda um levantamento de fatores positiva e negativamente influentes na prática individual, foram desenvolvidos conteúdos a incluir num protótipo de caderno de apoio ao estudo individual, direcionado às necessidades concretas da comunidade escolar da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo; The question of deliberate practice and its influence on the instrumental learning process – case study with the students attending the official musical course of Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) Abstract: The subject matter of individual practice and its relevance to the instrumental learning process has been the core subject in many research projects. Important issues such as quantity, regularity and quality of individual practice have arisen, together with the central role of an increasing autonomy, powered by the development of metacognitive skills. Between these skills, an organized behavior, such as a detailed registration and evaluation of the learning process acquire a huge relevance. Despite the scientific data showing the enormous relevance of this component of learning, in the real life at the music schools, it seems that this knowledge is still not patent in the students’s and teachers’s beliefs and behaviors towards practice. There is still a need for developing useful materials that could enhance the profit of the time students dedicate to practice. The research made with students and teachers from EMNSC showed a huge diversity between practice related behaviors, as well as different perceptions and beliefs regarding its effectiveness and suitability to the real learning needs. The data collection intended initially to characterize the students’s practice behavior. Afterwards, it allowed a collection of opinions, perceptions and beliefs about those behaviors and its importance and influence on the instrumental learning processes. Some potentially influent factors and its positive or negative influence on students practice behavior were also identified. Regarding the obtained data, some contents were developep to further be included on a practice notebook, specially targeted to the EMNSC school needs.Universidade de Évora2018-08-10T18:12:33Z2018-08-102018-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23358http://hdl.handle.net/10174/23358TID:201964384porDepartamento de Músicadina.cf.hernandez@gmail.com203Hernandez, Dinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:15.170175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
title Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
Hernandez, Dina
Estudo individual
Práticas sistemáticas
Aprendizagem instrumental
Autonomia
Individual practice
Deliberate practice
Instrumental learning
Authonomy
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada - A problemática das práticas sistemáticas de estudo individual e sua influência no processo de aprendizagem do instrumento: o caso dos alunos do ensino oficial de música da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
author Hernandez, Dina
author_facet Hernandez, Dina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandez, Dina
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo individual
Práticas sistemáticas
Aprendizagem instrumental
Autonomia
Individual practice
Deliberate practice
Instrumental learning
Authonomy
topic Estudo individual
Práticas sistemáticas
Aprendizagem instrumental
Autonomia
Individual practice
Deliberate practice
Instrumental learning
Authonomy
description A temática do estudo individual e sua relevância para o processo de aprendizagem instrumental tem sido tema de interesse em variados estudos científicos. Têm emergido questões concretas sobre a importância da quantidade, regularidade e qualidade da prática individual para a melhoria da performance, bem como o papel central de uma crescente autonomia, potenciada pelo desenvolvimento de competências metacognitivas, onde assumem particular importância as práticas sistemáticas de registo e de avaliação do progresso da aprendizagem. Apesar dos inúmeros resultados apontarem para uma enorme importância desta componente da aprendizagem, no contexto real das escolas de ensino especializado da música, tais conhecimentos parecem não estar ainda patentes nos comportamentos quer de alunos quer de professores, havendo ainda a necessidade de desenvolver materiais didáticos que possam levar os alunos a potenciar o tempo dedicado a esta componente. A investigação realizada neste projeto revelou efetivamente que as práticas de estudo dos alunos são muto diversas, bem com as suas perceções e opiniões acerca da sua efetividade e adequabilidade às necessidades de aprendizagem. Foi feita uma caracterização das práticas de estudo dos alunos, recolha de opiniões e perceções acerca dessas mesmas práticas, e ainda um levantamento de fatores positiva e negativamente influentes na prática individual, foram desenvolvidos conteúdos a incluir num protótipo de caderno de apoio ao estudo individual, direcionado às necessidades concretas da comunidade escolar da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo; The question of deliberate practice and its influence on the instrumental learning process – case study with the students attending the official musical course of Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) Abstract: The subject matter of individual practice and its relevance to the instrumental learning process has been the core subject in many research projects. Important issues such as quantity, regularity and quality of individual practice have arisen, together with the central role of an increasing autonomy, powered by the development of metacognitive skills. Between these skills, an organized behavior, such as a detailed registration and evaluation of the learning process acquire a huge relevance. Despite the scientific data showing the enormous relevance of this component of learning, in the real life at the music schools, it seems that this knowledge is still not patent in the students’s and teachers’s beliefs and behaviors towards practice. There is still a need for developing useful materials that could enhance the profit of the time students dedicate to practice. The research made with students and teachers from EMNSC showed a huge diversity between practice related behaviors, as well as different perceptions and beliefs regarding its effectiveness and suitability to the real learning needs. The data collection intended initially to characterize the students’s practice behavior. Afterwards, it allowed a collection of opinions, perceptions and beliefs about those behaviors and its importance and influence on the instrumental learning processes. Some potentially influent factors and its positive or negative influence on students practice behavior were also identified. Regarding the obtained data, some contents were developep to further be included on a practice notebook, specially targeted to the EMNSC school needs.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10T18:12:33Z
2018-08-10
2018-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23358
http://hdl.handle.net/10174/23358
TID:201964384
url http://hdl.handle.net/10174/23358
identifier_str_mv TID:201964384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
dina.cf.hernandez@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136624346398720