Fluxos comunicacionais entre agente educador e acolhido da Fundação de Proteção Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ana Paula Cabral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54328
Resumo: O intuito deste trabalho é analisar como acontecem os fluxos comunicacionais entre os agentes educadores e os acolhidos (crianças/adolescentes) da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPERGS). Para tanto foi realizada entrevista em profundidade com os agentes e a equipe de apoio de um dos abrigos da Fundação. A perspectiva de Marcondes, de que comunicação é um acontecimento, um encontro feliz, o momento mágico entre duas intencionalidades, foi à base para a análise comunicacional. Nas falas dos entrevistados encontrei evidências de que há efetiva troca comunicacional entre agente educador e acolhido. A comunicação acontece não só pela língua estruturada, mas por elementos extralinguísticos, concretizando-se em gestos, olhares e silêncio. Os fluxos de comunicação nessa instituição estão constantemente buscando condições de maturação, através de um trabalho que supõe certo caminhar juntos, na constância, na insistência, nos tensionamentos.
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