Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262357 |
Resumo: | No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências. |
id |
UFRGS-2_fd761fcf7b9bc10aaf4a07c40d480de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Naamã Lobosco RodriguesPastorio, Dioni Paulo2023-07-19T03:40:33Z20221982-4866http://hdl.handle.net/10183/262357001162953No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências.In the present work, we carried out a systematic review of the literature referring to national publications on the use of information and communication technologies (ICT) integrated with experimental activities in the teaching of Physics and Sciences. For that, we used the SUCUPIRA platform, in order to find the journals (we analyzed journals of classification A1, A2 and B1) and, subsequent to that, the articles to be analyzed in the teaching area. Theresults show that, over the years, the use of ICT in the teaching of Physics and Sciences has gained greater notoriety, largely due to the advancement of ICT and the availability of technological resources, as well as we can conclude that most works are proposals not implemented. When analyzing the level of education to which the publications are linked, we perceive an equity between high school and higher education, and the Physics contents most addressed in these works are oscillations, kinematics and electromagnetism, similarly to this, we find that the most used technological resources it was laboratory equipment, followed by analysis software and computational simulations, and finally, we analyzed the advances and challenges of this use in science education.application/pdfporRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 164-185Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino de físicaAtividades experimentaisICTPhysics teachingExperimental activitiesUma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de FísicaA literature review about the integration between information and comunication tecnologies with experimental activities in Physics teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162953.pdf.txt001162953.pdf.txtExtracted Texttext/plain58807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/2/001162953.pdf.txt3cab9954e3b767fe2d3b6fc2d9fa8494MD52ORIGINAL001162953.pdfTexto completoapplication/pdf725831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/1/001162953.pdf3d844cae5effadccf8b2a1f0f4148155MD5110183/2623572024-09-04 06:27:08.221162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:27:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A literature review about the integration between information and comunication tecnologies with experimental activities in Physics teaching |
title |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
spellingShingle |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física Machado, Naamã Lobosco Rodrigues Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino de física Atividades experimentais ICT Physics teaching Experimental activities |
title_short |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
title_full |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
title_fullStr |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
title_sort |
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física |
author |
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues |
author_facet |
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues Pastorio, Dioni Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Pastorio, Dioni Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues Pastorio, Dioni Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino de física Atividades experimentais |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino de física Atividades experimentais ICT Physics teaching Experimental activities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ICT Physics teaching Experimental activities |
description |
No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T03:40:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262357 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-4866 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162953 |
identifier_str_mv |
1982-4866 001162953 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 164-185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/2/001162953.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/1/001162953.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cab9954e3b767fe2d3b6fc2d9fa8494 3d844cae5effadccf8b2a1f0f4148155 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447832085135360 |