Cinema made in Brazil - o complexo audiovisual do Cinema Novo : as confluências econômicas, políticas, sociais e culturais do período (1950-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Costa Nogueira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204952
Resumo: O Cinema Novo foi o principal movimento cinematográfico brasileiro; emerge no início da década de sessenta, e esgota no começo da década de setenta. O presente trabalho tem, por objetivo, analisar as condições de natureza econômica, política, social, cultural e afins, que estabeleceram a gênese do movimento, e deram suporte para a sua consolidação. Investiga-se, portanto, as variáveis que tornaram possível a viabilização do Cinema Novo no Brasil naquele momento histórico específico. Deste modo, contemplou-se o destaque nacional e internacional que os filmes cinemanovistas obtiveram na história da cinematografia do país, e o auxílio que estes forneceram para a construção de uma nova linguagem cinematográfica, além da criação de uma identidade nacional. Ademais, admite-se o papel fundamental que o movimento possuiu para o desenvolvimento do cinema brasileiro como um todo. Para empreender tal estudo, o trabalho está estruturado em três capítulos: I) breve abstração sobre o termo cinema e sua natureza econômica de destaque; II) uma análise dos fatores exógenos e endógenos que propiciaram as condições materiais para o surgimento do movimento; III) as contradições que ocasionaram no esgotamento do Cinema Novo, além de sua contribuição para alcançar a construção de uma indústria nacional de cinema.
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