Cinema made in Brazil - o complexo audiovisual do Cinema Novo : as confluências econômicas, políticas, sociais e culturais do período (1950-1974)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204952 |
Resumo: | O Cinema Novo foi o principal movimento cinematográfico brasileiro; emerge no início da década de sessenta, e esgota no começo da década de setenta. O presente trabalho tem, por objetivo, analisar as condições de natureza econômica, política, social, cultural e afins, que estabeleceram a gênese do movimento, e deram suporte para a sua consolidação. Investiga-se, portanto, as variáveis que tornaram possível a viabilização do Cinema Novo no Brasil naquele momento histórico específico. Deste modo, contemplou-se o destaque nacional e internacional que os filmes cinemanovistas obtiveram na história da cinematografia do país, e o auxílio que estes forneceram para a construção de uma nova linguagem cinematográfica, além da criação de uma identidade nacional. Ademais, admite-se o papel fundamental que o movimento possuiu para o desenvolvimento do cinema brasileiro como um todo. Para empreender tal estudo, o trabalho está estruturado em três capítulos: I) breve abstração sobre o termo cinema e sua natureza econômica de destaque; II) uma análise dos fatores exógenos e endógenos que propiciaram as condições materiais para o surgimento do movimento; III) as contradições que ocasionaram no esgotamento do Cinema Novo, além de sua contribuição para alcançar a construção de uma indústria nacional de cinema. |
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Silva, Lucas Costa Nogueira daFilippi, Eduardo Ernesto2020-01-24T04:09:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/204952001110821O Cinema Novo foi o principal movimento cinematográfico brasileiro; emerge no início da década de sessenta, e esgota no começo da década de setenta. O presente trabalho tem, por objetivo, analisar as condições de natureza econômica, política, social, cultural e afins, que estabeleceram a gênese do movimento, e deram suporte para a sua consolidação. Investiga-se, portanto, as variáveis que tornaram possível a viabilização do Cinema Novo no Brasil naquele momento histórico específico. Deste modo, contemplou-se o destaque nacional e internacional que os filmes cinemanovistas obtiveram na história da cinematografia do país, e o auxílio que estes forneceram para a construção de uma nova linguagem cinematográfica, além da criação de uma identidade nacional. Ademais, admite-se o papel fundamental que o movimento possuiu para o desenvolvimento do cinema brasileiro como um todo. Para empreender tal estudo, o trabalho está estruturado em três capítulos: I) breve abstração sobre o termo cinema e sua natureza econômica de destaque; II) uma análise dos fatores exógenos e endógenos que propiciaram as condições materiais para o surgimento do movimento; III) as contradições que ocasionaram no esgotamento do Cinema Novo, além de sua contribuição para alcançar a construção de uma indústria nacional de cinema.Cinema Novo was the major Brazilian cinematographic movement; it emerged in the early 1960s, and it was exhausted in the early 1970s. The present work has, as a goal, to analyze and demystify the economic, political, social, cultural and related conditions that established the genesis of this movement, and gave support to its consolidation. Therefore, it investigates the variables that made the viability of Cinema Novo in Brazil possible at that specific historical moment. Thus, it contemplates the national and international prominence that cinemanovistas films obtained on the cinematography history of the country, and the aid that these provided for the construction of a new cinematographic language, besides the creation of a national identity. Furthermore, it admits the fundamental role the movement has played to the Brazilian cinema’s development as a whole. To engage such a study, the paper is structured in three chapters: I) a brief abstraction on the term cinema and its noteworthy economic nature; II) an analysis of exogenous and endogenous factors that provided the material conditions for the emergence of the movement; III) the contradictions which caused the exhaustion of Cinema Novo, besides its contribution to achieving the construction of a national cinema industry.application/pdfporCinemaEconomiaDesenvolvimentismoBrasilCinema NovoDevelopmentalismMarxismCinema made in Brazil - o complexo audiovisual do Cinema Novo : as confluências econômicas, políticas, sociais e culturais do período (1950-1974)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110821.pdf.txt001110821.pdf.txtExtracted Texttext/plain182877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204952/2/001110821.pdf.txt790994de3fe36edc085d3e5ab86a783eMD52ORIGINAL001110821.pdfTexto completoapplication/pdf776586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204952/1/001110821.pdf902a94ea5a0436cfb4e406987ef1369aMD5110183/2049522020-01-25 05:17:32.55036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204952Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-25T07:17:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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