Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Talia Prates da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266154
Resumo: A presente pesquisa tem como centralidade a reflexão crítica e poética sobre um projeto de Ensino de Artes Visuais, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública federal de Porto Alegre - RS. Neste contexto, busca-se pensar práticas pedagógicas adequadas e eficientes para alunos adultos em fase de alfabetização, explorando a presença do afeto em sala de aula como potencial construtivo na formação docente. Busca-se também explorar a inserção de um Objeto Propositor Poético de Artes Visuais como recurso didático na EJA. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, caracterizada pela Investigação Narrativa. O material de pesquisa gerou-se a partir da observação participante e de anotações em diário de campo. Como referencial teórico, me apoio em textos de bell hooks (2020) e Bocasanta (2023), entre outros. O trabalho descrito e analisado refere-se a um projeto de ensino relacionado à questões de mapeamento, contexto territorial, ocupação de espaços físicos e pertencimento ao ambiente escolar sob a ótica do Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, esta pesquisa também investiga possíveis colaborações do campo das artes para a mudança do olhar, atribuindo novos significados aos espaços cotidianos.
id UFRGS-2_fdad457db43ca25b06e238779d9e5c5e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266154
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Luz, Talia Prates daHofstaetter, Andrea2023-10-21T03:42:20Z2023http://hdl.handle.net/10183/266154001186455A presente pesquisa tem como centralidade a reflexão crítica e poética sobre um projeto de Ensino de Artes Visuais, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública federal de Porto Alegre - RS. Neste contexto, busca-se pensar práticas pedagógicas adequadas e eficientes para alunos adultos em fase de alfabetização, explorando a presença do afeto em sala de aula como potencial construtivo na formação docente. Busca-se também explorar a inserção de um Objeto Propositor Poético de Artes Visuais como recurso didático na EJA. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, caracterizada pela Investigação Narrativa. O material de pesquisa gerou-se a partir da observação participante e de anotações em diário de campo. Como referencial teórico, me apoio em textos de bell hooks (2020) e Bocasanta (2023), entre outros. O trabalho descrito e analisado refere-se a um projeto de ensino relacionado à questões de mapeamento, contexto territorial, ocupação de espaços físicos e pertencimento ao ambiente escolar sob a ótica do Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, esta pesquisa também investiga possíveis colaborações do campo das artes para a mudança do olhar, atribuindo novos significados aos espaços cotidianos.application/pdfporEJAArtes visuaisAfetoPráticas pedagógicasMapeamentoOnde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186455.pdf.txt001186455.pdf.txtExtracted Texttext/plain116190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/2/001186455.pdf.txt98f1ac3987442a8b4bff5e15d58bae0fMD52ORIGINAL001186455.pdfTexto completoapplication/pdf18521320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/1/001186455.pdf2b837081232d4631ccc31e9761e5acd5MD5110183/2661542023-10-22 03:38:00.711782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-22T06:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
title Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
spellingShingle Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
Luz, Talia Prates da
EJA
Artes visuais
Afeto
Práticas pedagógicas
Mapeamento
title_short Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
title_full Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
title_fullStr Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
title_full_unstemmed Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
title_sort Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
author Luz, Talia Prates da
author_facet Luz, Talia Prates da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Talia Prates da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
contributor_str_mv Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Artes visuais
Afeto
Práticas pedagógicas
Mapeamento
topic EJA
Artes visuais
Afeto
Práticas pedagógicas
Mapeamento
description A presente pesquisa tem como centralidade a reflexão crítica e poética sobre um projeto de Ensino de Artes Visuais, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública federal de Porto Alegre - RS. Neste contexto, busca-se pensar práticas pedagógicas adequadas e eficientes para alunos adultos em fase de alfabetização, explorando a presença do afeto em sala de aula como potencial construtivo na formação docente. Busca-se também explorar a inserção de um Objeto Propositor Poético de Artes Visuais como recurso didático na EJA. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, caracterizada pela Investigação Narrativa. O material de pesquisa gerou-se a partir da observação participante e de anotações em diário de campo. Como referencial teórico, me apoio em textos de bell hooks (2020) e Bocasanta (2023), entre outros. O trabalho descrito e analisado refere-se a um projeto de ensino relacionado à questões de mapeamento, contexto territorial, ocupação de espaços físicos e pertencimento ao ambiente escolar sob a ótica do Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, esta pesquisa também investiga possíveis colaborações do campo das artes para a mudança do olhar, atribuindo novos significados aos espaços cotidianos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-21T03:42:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266154
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186455
url http://hdl.handle.net/10183/266154
identifier_str_mv 001186455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/2/001186455.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/1/001186455.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98f1ac3987442a8b4bff5e15d58bae0f
2b837081232d4631ccc31e9761e5acd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224668472934400