Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266154 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como centralidade a reflexão crítica e poética sobre um projeto de Ensino de Artes Visuais, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública federal de Porto Alegre - RS. Neste contexto, busca-se pensar práticas pedagógicas adequadas e eficientes para alunos adultos em fase de alfabetização, explorando a presença do afeto em sala de aula como potencial construtivo na formação docente. Busca-se também explorar a inserção de um Objeto Propositor Poético de Artes Visuais como recurso didático na EJA. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, caracterizada pela Investigação Narrativa. O material de pesquisa gerou-se a partir da observação participante e de anotações em diário de campo. Como referencial teórico, me apoio em textos de bell hooks (2020) e Bocasanta (2023), entre outros. O trabalho descrito e analisado refere-se a um projeto de ensino relacionado à questões de mapeamento, contexto territorial, ocupação de espaços físicos e pertencimento ao ambiente escolar sob a ótica do Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, esta pesquisa também investiga possíveis colaborações do campo das artes para a mudança do olhar, atribuindo novos significados aos espaços cotidianos. |
id |
UFRGS-2_fdad457db43ca25b06e238779d9e5c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266154 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz, Talia Prates daHofstaetter, Andrea2023-10-21T03:42:20Z2023http://hdl.handle.net/10183/266154001186455A presente pesquisa tem como centralidade a reflexão crítica e poética sobre um projeto de Ensino de Artes Visuais, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública federal de Porto Alegre - RS. Neste contexto, busca-se pensar práticas pedagógicas adequadas e eficientes para alunos adultos em fase de alfabetização, explorando a presença do afeto em sala de aula como potencial construtivo na formação docente. Busca-se também explorar a inserção de um Objeto Propositor Poético de Artes Visuais como recurso didático na EJA. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, caracterizada pela Investigação Narrativa. O material de pesquisa gerou-se a partir da observação participante e de anotações em diário de campo. Como referencial teórico, me apoio em textos de bell hooks (2020) e Bocasanta (2023), entre outros. O trabalho descrito e analisado refere-se a um projeto de ensino relacionado à questões de mapeamento, contexto territorial, ocupação de espaços físicos e pertencimento ao ambiente escolar sob a ótica do Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, esta pesquisa também investiga possíveis colaborações do campo das artes para a mudança do olhar, atribuindo novos significados aos espaços cotidianos.application/pdfporEJAArtes visuaisAfetoPráticas pedagógicasMapeamentoOnde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186455.pdf.txt001186455.pdf.txtExtracted Texttext/plain116190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/2/001186455.pdf.txt98f1ac3987442a8b4bff5e15d58bae0fMD52ORIGINAL001186455.pdfTexto completoapplication/pdf18521320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/1/001186455.pdf2b837081232d4631ccc31e9761e5acd5MD5110183/2661542023-10-22 03:38:00.711782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-22T06:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
title |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
spellingShingle |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS Luz, Talia Prates da EJA Artes visuais Afeto Práticas pedagógicas Mapeamento |
title_short |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
title_full |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
title_fullStr |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
title_sort |
Onde tem arte : mapeando territórios afetivos na EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS |
author |
Luz, Talia Prates da |
author_facet |
Luz, Talia Prates da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Talia Prates da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Artes visuais Afeto Práticas pedagógicas Mapeamento |
topic |
EJA Artes visuais Afeto Práticas pedagógicas Mapeamento |
description |
A presente pesquisa tem como centralidade a reflexão crítica e poética sobre um projeto de Ensino de Artes Visuais, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública federal de Porto Alegre - RS. Neste contexto, busca-se pensar práticas pedagógicas adequadas e eficientes para alunos adultos em fase de alfabetização, explorando a presença do afeto em sala de aula como potencial construtivo na formação docente. Busca-se também explorar a inserção de um Objeto Propositor Poético de Artes Visuais como recurso didático na EJA. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, caracterizada pela Investigação Narrativa. O material de pesquisa gerou-se a partir da observação participante e de anotações em diário de campo. Como referencial teórico, me apoio em textos de bell hooks (2020) e Bocasanta (2023), entre outros. O trabalho descrito e analisado refere-se a um projeto de ensino relacionado à questões de mapeamento, contexto territorial, ocupação de espaços físicos e pertencimento ao ambiente escolar sob a ótica do Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, esta pesquisa também investiga possíveis colaborações do campo das artes para a mudança do olhar, atribuindo novos significados aos espaços cotidianos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-21T03:42:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266154 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186455 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266154 |
identifier_str_mv |
001186455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/2/001186455.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266154/1/001186455.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98f1ac3987442a8b4bff5e15d58bae0f 2b837081232d4631ccc31e9761e5acd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224668472934400 |