Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95945 |
Resumo: | O presente trabalho discute a inserção da Educação a Distância no contexto atual e os benefícios e limitações que essa acarreta no âmbito social. Aqui está descrito um estudo de caso proposto na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), que mostra as vantagens e desvantagens da utilização da EAD, pelos professores do curso técnico em informática. O objetivo é verificar como os professores do referido curso trabalham com a EAD nas suas práticas pedagógicas, além de tomar ciência acerca dos conhecimentos de tais profissionais com relação aos principais conceitos desta modalidade de ensino. Este estudo de caso está fundamentado em artigos científicos de revistas e congressos, como Renote e WEI, e por conceitos construídos por profissionais da educação, estudiosos da educação e por escritores conhecidos e de reconhecimento nacional, como Moran, Belloni e Aretio, por exemplo. |
id |
UFRGS-2_fdb3bca716c035b3dd479bf0e03749cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95945 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Carlo Endrigo Fontaniva DeRapkiewicz, Clevi Elena2014-06-03T02:03:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95945000912187O presente trabalho discute a inserção da Educação a Distância no contexto atual e os benefícios e limitações que essa acarreta no âmbito social. Aqui está descrito um estudo de caso proposto na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), que mostra as vantagens e desvantagens da utilização da EAD, pelos professores do curso técnico em informática. O objetivo é verificar como os professores do referido curso trabalham com a EAD nas suas práticas pedagógicas, além de tomar ciência acerca dos conhecimentos de tais profissionais com relação aos principais conceitos desta modalidade de ensino. Este estudo de caso está fundamentado em artigos científicos de revistas e congressos, como Renote e WEI, e por conceitos construídos por profissionais da educação, estudiosos da educação e por escritores conhecidos e de reconhecimento nacional, como Moran, Belloni e Aretio, por exemplo.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino a distânciaPrática pedagógicaEstudo de casoComo os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912187.pdf000912187.pdfTexto completoapplication/pdf566478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95945/1/000912187.pdf084a8fd8f2bf5f384e14576f13f89b6dMD51TEXT000912187.pdf.txt000912187.pdf.txtExtracted Texttext/plain92439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95945/2/000912187.pdf.txt38283fdf9ceff85828de9e77b87b1890MD52THUMBNAIL000912187.pdf.jpg000912187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95945/3/000912187.pdf.jpg69f4eda50ed5d14d61566db9c9f819d1MD5310183/959452021-12-06 05:33:28.149187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
title |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
spellingShingle |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso Castro, Carlo Endrigo Fontaniva De Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino a distância Prática pedagógica Estudo de caso |
title_short |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
title_full |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
title_fullStr |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
title_sort |
Como os professores do Curso Técnico de Informática da escola EEEPE estão lidando com as vantagens e as desvantagens no uso da modalidade a distância: um estudo de caso |
author |
Castro, Carlo Endrigo Fontaniva De |
author_facet |
Castro, Carlo Endrigo Fontaniva De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carlo Endrigo Fontaniva De |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino a distância Prática pedagógica Estudo de caso |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino a distância Prática pedagógica Estudo de caso |
description |
O presente trabalho discute a inserção da Educação a Distância no contexto atual e os benefícios e limitações que essa acarreta no âmbito social. Aqui está descrito um estudo de caso proposto na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), que mostra as vantagens e desvantagens da utilização da EAD, pelos professores do curso técnico em informática. O objetivo é verificar como os professores do referido curso trabalham com a EAD nas suas práticas pedagógicas, além de tomar ciência acerca dos conhecimentos de tais profissionais com relação aos principais conceitos desta modalidade de ensino. Este estudo de caso está fundamentado em artigos científicos de revistas e congressos, como Renote e WEI, e por conceitos construídos por profissionais da educação, estudiosos da educação e por escritores conhecidos e de reconhecimento nacional, como Moran, Belloni e Aretio, por exemplo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95945 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912187 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95945 |
identifier_str_mv |
000912187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95945/1/000912187.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95945/2/000912187.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95945/3/000912187.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
084a8fd8f2bf5f384e14576f13f89b6d 38283fdf9ceff85828de9e77b87b1890 69f4eda50ed5d14d61566db9c9f819d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465835622400 |