O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Aline Dubal, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203594
Resumo: Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_4330803d298bf1a04da02775ef3816a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203594
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludovico, Francieli MotterMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2019-12-20T04:03:22Z20191807-1597http://hdl.handle.net/10183/203594001104418Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas.It is known about the need and concern in taking Digital Communication Technology to the classroom, in order to encourage and promote enriching pedagogical practices, tying tools to the contents to be worked in the teaching and learning process. Thus, the present article aims to develop a case study about a distance learning practice in a synchronous and collaborative mode, through an Interactive Digital Presentation Software (SADI), and to verify the impact of this practice in a class context. This study, methodologically, followed the qualitative perspective focusing on case study. From this experience, it was verified that the SADI Voice Thread is viable in synchronous and collaborative use. Besides that, it offers possibilities for multimodal interaction, which approached the interlocutors, enabled mediation, collaboration, mutual exchanges, and also served as a laboratory so that the participants, all teachers, could find new paths to their pedagogical practices.application/pdfporInterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 8, n. 30 (out. 2019/mar. 2020), p. 1-14Ensino a distânciaEducaçãoPráticas pedagógicasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Comunicação digitalVoice threadMediationDistance learningO uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncronainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104418.pdf.txt001104418.pdf.txtExtracted Texttext/plain37121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/2/001104418.pdf.txtfa720334b072b12398e7caaf3b828b18MD52ORIGINAL001104418.pdfTexto completoapplication/pdf507925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/1/001104418.pdfa1cfcca53594e11edcc29f776b185005MD5110183/2035942023-04-13 03:24:29.79805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:24:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
title O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
spellingShingle O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
Ludovico, Francieli Motter
Ensino a distância
Educação
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunicação digital
Voice thread
Mediation
Distance learning
title_short O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
title_full O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
title_fullStr O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
title_full_unstemmed O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
title_sort O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Educação
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunicação digital
topic Ensino a distância
Educação
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunicação digital
Voice thread
Mediation
Distance learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Voice thread
Mediation
Distance learning
description Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-20T04:03:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203594
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1597
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104418
identifier_str_mv 1807-1597
001104418
url http://hdl.handle.net/10183/203594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 8, n. 30 (out. 2019/mar. 2020), p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/2/001104418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203594/1/001104418.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa720334b072b12398e7caaf3b828b18
a1cfcca53594e11edcc29f776b185005
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224980639252480