Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225597
Resumo: Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas.
id UFRGS-2_fdc338cbea539bb37c2e74ce4738a07b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225597
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corazza, Sandra Mara2021-08-13T04:37:05Z20120100-3143http://hdl.handle.net/10183/225597000876827Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas.Precisely because we face difficulties to research into the inform, this article constitutes the Valéry-Deleuze Method as a component of a Pedagogy of Sensation, which articulates the formal limits with the intensity of the artisting creation. Tributary of the philosophical taste, it extracts operatory concepts from both the Deleuzian thought and the Valeryan thought in order to analyze Author, Childhood, Curriculum and Educator through the bio-graphematic way, like Roland Barthes did. Thus, it creates conditions to capture the forces of educational happenings in their a-significant modulations, a-subjective vitalities and uninterpreted realities.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 3 (set./dez. 2012), p. 1009-1030MétodoValéry, Paul, 1871-1945Deleuze, Gilles, 1925-1995DramatizationComedyIntellectualMétodo Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educaçãoValéry-Deleuze method : a drama in the intellectual education comedyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000876827.pdf.txt000876827.pdf.txtExtracted Texttext/plain66683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/2/000876827.pdf.txt6e7e192c2d146250183455906228eb48MD52ORIGINAL000876827.pdfTexto completoapplication/pdf327074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/1/000876827.pdf00fcefad66a3ce16306db656ece5215dMD5110183/2255972021-08-18 04:27:19.841271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225597Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Valéry-Deleuze method : a drama in the intellectual education comedy
title Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
spellingShingle Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
Corazza, Sandra Mara
Método
Valéry, Paul, 1871-1945
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Dramatization
Comedy
Intellectual
title_short Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
title_full Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
title_fullStr Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
title_full_unstemmed Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
title_sort Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Método
Valéry, Paul, 1871-1945
Deleuze, Gilles, 1925-1995
topic Método
Valéry, Paul, 1871-1945
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Dramatization
Comedy
Intellectual
dc.subject.eng.fl_str_mv Dramatization
Comedy
Intellectual
description Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225597
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876827
identifier_str_mv 0100-3143
000876827
url http://hdl.handle.net/10183/225597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 3 (set./dez. 2012), p. 1009-1030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/2/000876827.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/1/000876827.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e7e192c2d146250183455906228eb48
00fcefad66a3ce16306db656ece5215d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032159985664