Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225597 |
Resumo: | Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas. |
id |
UFRGS-2_fdc338cbea539bb37c2e74ce4738a07b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225597 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corazza, Sandra Mara2021-08-13T04:37:05Z20120100-3143http://hdl.handle.net/10183/225597000876827Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas.Precisely because we face difficulties to research into the inform, this article constitutes the Valéry-Deleuze Method as a component of a Pedagogy of Sensation, which articulates the formal limits with the intensity of the artisting creation. Tributary of the philosophical taste, it extracts operatory concepts from both the Deleuzian thought and the Valeryan thought in order to analyze Author, Childhood, Curriculum and Educator through the bio-graphematic way, like Roland Barthes did. Thus, it creates conditions to capture the forces of educational happenings in their a-significant modulations, a-subjective vitalities and uninterpreted realities.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 3 (set./dez. 2012), p. 1009-1030MétodoValéry, Paul, 1871-1945Deleuze, Gilles, 1925-1995DramatizationComedyIntellectualMétodo Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educaçãoValéry-Deleuze method : a drama in the intellectual education comedyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000876827.pdf.txt000876827.pdf.txtExtracted Texttext/plain66683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/2/000876827.pdf.txt6e7e192c2d146250183455906228eb48MD52ORIGINAL000876827.pdfTexto completoapplication/pdf327074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/1/000876827.pdf00fcefad66a3ce16306db656ece5215dMD5110183/2255972021-08-18 04:27:19.841271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225597Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Valéry-Deleuze method : a drama in the intellectual education comedy |
title |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
spellingShingle |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação Corazza, Sandra Mara Método Valéry, Paul, 1871-1945 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Dramatization Comedy Intellectual |
title_short |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
title_full |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
title_fullStr |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
title_full_unstemmed |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
title_sort |
Método Valéry-Deleuze : um drama na comédia intelectual da educação |
author |
Corazza, Sandra Mara |
author_facet |
Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Valéry, Paul, 1871-1945 Deleuze, Gilles, 1925-1995 |
topic |
Método Valéry, Paul, 1871-1945 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Dramatization Comedy Intellectual |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dramatization Comedy Intellectual |
description |
Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225597 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000876827 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000876827 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 3 (set./dez. 2012), p. 1009-1030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/2/000876827.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225597/1/000876827.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e7e192c2d146250183455906228eb48 00fcefad66a3ce16306db656ece5215d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032159985664 |