Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169105 |
Resumo: | Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou analisar como alunos do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os conceitos de polinômios e interpretam questões que envolvem área. Foi realizada uma pesquisa com professores de Ensino Médio de escolas públicas, na qual se buscou saber como vem sendo abordado o conteúdo polinômios. A partir daí, utilizou-se o material concreto Algeplan como recurso para o aprendizado e compreensão de conceitos. Portanto o trabalho buscou compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de polinômios por alunos de terceiro ano de ensino médio em uma escola da Rede Estadual do município de Porto Alegre, usando como referência a utilização do recurso Algeplan. |
id |
UFRGS-2_fdc96ab8e5f8a836bb448d3722b18f6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169105 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Juliana MüllerBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2017-10-03T02:27:29Z2017http://hdl.handle.net/10183/169105001047838Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou analisar como alunos do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os conceitos de polinômios e interpretam questões que envolvem área. Foi realizada uma pesquisa com professores de Ensino Médio de escolas públicas, na qual se buscou saber como vem sendo abordado o conteúdo polinômios. A partir daí, utilizou-se o material concreto Algeplan como recurso para o aprendizado e compreensão de conceitos. Portanto o trabalho buscou compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de polinômios por alunos de terceiro ano de ensino médio em uma escola da Rede Estadual do município de Porto Alegre, usando como referência a utilização do recurso Algeplan.This paper consists of a case study that intends to analyze how High School students of the third year understand the concepts of polynomials and interpret questions involveing that matter. A survey was conducted with High School teachers of public schools, Trying to understand how it has been approached the polynomials content. Therefore, this work tried to understand how happens the process of learning polynomials by high school students of the third year from schools in the State at the city of Porto Alegre, using the Algeplan feature as a reference.application/pdfporSoftware matematicoPolinômiosPolynomialsAlgeplanConcrete MaterialAprendizagem de polinômios utilizando Algeplaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047838.pdf001047838.pdfTexto completoapplication/pdf947959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169105/1/001047838.pdf28e4138a721f81e0cbe42581263e5dbeMD51TEXT001047838.pdf.txt001047838.pdf.txtExtracted Texttext/plain64537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169105/2/001047838.pdf.txt5ecce12dd5019602586bfdc2b31e6dc4MD52THUMBNAIL001047838.pdf.jpg001047838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169105/3/001047838.pdf.jpg953bd876602ce44ebbb2e115a122602eMD5310183/1691052018-10-29 08:22:43.992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:22:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
title |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
spellingShingle |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan Silveira, Juliana Müller Software matematico Polinômios Polynomials Algeplan Concrete Material |
title_short |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
title_full |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
title_fullStr |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
title_sort |
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan |
author |
Silveira, Juliana Müller |
author_facet |
Silveira, Juliana Müller |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Juliana Müller |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software matematico Polinômios |
topic |
Software matematico Polinômios Polynomials Algeplan Concrete Material |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Polynomials Algeplan Concrete Material |
description |
Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou analisar como alunos do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os conceitos de polinômios e interpretam questões que envolvem área. Foi realizada uma pesquisa com professores de Ensino Médio de escolas públicas, na qual se buscou saber como vem sendo abordado o conteúdo polinômios. A partir daí, utilizou-se o material concreto Algeplan como recurso para o aprendizado e compreensão de conceitos. Portanto o trabalho buscou compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de polinômios por alunos de terceiro ano de ensino médio em uma escola da Rede Estadual do município de Porto Alegre, usando como referência a utilização do recurso Algeplan. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-03T02:27:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169105 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001047838 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169105 |
identifier_str_mv |
001047838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169105/1/001047838.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169105/2/001047838.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169105/3/001047838.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e4138a721f81e0cbe42581263e5dbe 5ecce12dd5019602586bfdc2b31e6dc4 953bd876602ce44ebbb2e115a122602e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224538240843776 |