A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kircher, Carol Jane Liotto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151564
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado da análise do projeto de intervenção sobre a inserção das mídias digitais no ambiente escolar, levando em conta a Gestão Democrática como eixo. Percebendo a importância da tecnologia na vida dos alunos e relacionando-a com a construção do conhecimento, vi a necessidade da formação dos professores e da qualificação dos espaços escolares. Esse estudo reflete sobre a necessidade de novas práticas pedagógicas relacionadas ao uso das mídias e tecnologias presentes na escola e a formação de professores. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em uma escola pública de Porto Alegre, que tratou sobre o uso das tecnologias e do laboratório de informática como recurso pedagógico. Os autores que embasaram o estudo foram Moacir GADOTTI, José Carlos LIBÂNEO, Maria C. MORAES, José MORAN, Celso S. VASCONCELLOS Com este estudo foi possível perceber a importância das mídias digitais como ferramentas pedagógicas e a importância da capacitação dos professores. A metodologia que fundamentou o trabalho foi a Pesquisa-Ação (FRANCO, 2005).
id UFRGS-2_fded3f644ef8d03453b786aed3467f47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151564
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kircher, Carol Jane LiottoMedeiros, Isabel Letícia Pedroso de2017-02-11T02:25:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/151564001009430Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado da análise do projeto de intervenção sobre a inserção das mídias digitais no ambiente escolar, levando em conta a Gestão Democrática como eixo. Percebendo a importância da tecnologia na vida dos alunos e relacionando-a com a construção do conhecimento, vi a necessidade da formação dos professores e da qualificação dos espaços escolares. Esse estudo reflete sobre a necessidade de novas práticas pedagógicas relacionadas ao uso das mídias e tecnologias presentes na escola e a formação de professores. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em uma escola pública de Porto Alegre, que tratou sobre o uso das tecnologias e do laboratório de informática como recurso pedagógico. Os autores que embasaram o estudo foram Moacir GADOTTI, José Carlos LIBÂNEO, Maria C. MORAES, José MORAN, Celso S. VASCONCELLOS Com este estudo foi possível perceber a importância das mídias digitais como ferramentas pedagógicas e a importância da capacitação dos professores. A metodologia que fundamentou o trabalho foi a Pesquisa-Ação (FRANCO, 2005).This Work Course Conclusion (TCC) is the result of intervention project analysis on the inclusion of digital media in the school environment, taking into account the democratic management as an axis. Realizing the importance of technology in the lives of students and relating it to the construction of knowledge, I saw the need for teacher training and qualification of school spaces. This study reflects on the need for new pedagogical practices related to the use of media and technologies present in the school and teacher training. The study was conducted through a quantitative research in a public school in Porto Alegre, which dealt with on the use of technology and computer lab as a teaching resource. The authors that supported the study were Moacir GADOTTI, José Carlos Libâneo, Maria C. MORAES, Joseph Moran, Celso S. Vasconcellos This study was possible to perceive the importance of digital media as teaching tools and the importance of teacher training. The methodology which funded the work was the Action Research (FRANCO, 2005).application/pdfporFormação de professoresProjeto pedagógicoMídia digitalEducationDigital media in schoolTeacher trainingA inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009430.pdf001009430.pdfTexto completoapplication/pdf406458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151564/1/001009430.pdfaf7018949f5acc471f287dec36e1327fMD51TEXT001009430.pdf.txt001009430.pdf.txtExtracted Texttext/plain46221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151564/2/001009430.pdf.txt34fe807d2a4f67b22e1db88aa96212dcMD5210183/1515642017-02-12 02:22:12.73953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
title A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
spellingShingle A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
Kircher, Carol Jane Liotto
Formação de professores
Projeto pedagógico
Mídia digital
Education
Digital media in school
Teacher training
title_short A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
title_full A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
title_fullStr A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
title_full_unstemmed A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
title_sort A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
author Kircher, Carol Jane Liotto
author_facet Kircher, Carol Jane Liotto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kircher, Carol Jane Liotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de
contributor_str_mv Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Projeto pedagógico
Mídia digital
topic Formação de professores
Projeto pedagógico
Mídia digital
Education
Digital media in school
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Digital media in school
Teacher training
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado da análise do projeto de intervenção sobre a inserção das mídias digitais no ambiente escolar, levando em conta a Gestão Democrática como eixo. Percebendo a importância da tecnologia na vida dos alunos e relacionando-a com a construção do conhecimento, vi a necessidade da formação dos professores e da qualificação dos espaços escolares. Esse estudo reflete sobre a necessidade de novas práticas pedagógicas relacionadas ao uso das mídias e tecnologias presentes na escola e a formação de professores. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em uma escola pública de Porto Alegre, que tratou sobre o uso das tecnologias e do laboratório de informática como recurso pedagógico. Os autores que embasaram o estudo foram Moacir GADOTTI, José Carlos LIBÂNEO, Maria C. MORAES, José MORAN, Celso S. VASCONCELLOS Com este estudo foi possível perceber a importância das mídias digitais como ferramentas pedagógicas e a importância da capacitação dos professores. A metodologia que fundamentou o trabalho foi a Pesquisa-Ação (FRANCO, 2005).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151564
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009430
url http://hdl.handle.net/10183/151564
identifier_str_mv 001009430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151564/1/001009430.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151564/2/001009430.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af7018949f5acc471f287dec36e1327f
34fe807d2a4f67b22e1db88aa96212dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522936877056