O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Dêner da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157765
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia.
id UFRGS-2_fe53eef82ac6b52483b6a8cf422ae890
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Dêner da SilvaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-05-11T02:26:07Z2016http://hdl.handle.net/10183/157765001018911O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia.The present study aims to present a project to be applied for Portuguese language teaching, which has pop culture as its main thematic. The project proposal was developed for seventh grade students from a public state school, located in Viamão, Rio Grande do Sul, and provides the discussion about audiovisual media. It also focuses on reading and writing of fanfiction. The theoretical background which was the basis for the creation of this project was the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), and the educational guidelines found in the Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the project and its guidelines for the classes, and also the material developed to organize it. This study is also meant to be a tool for teachers who seek for projects that allow critical thinking, authorship and autonomy development.application/pdfporCultura popularFanfictionLíngua portuguesaPop culturePortuguese languageProject worksO que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfictioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018911.pdf001018911.pdfTexto completoapplication/pdf11096482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/1/001018911.pdfb77c83f32bc8a04a2cef530df9830f70MD51TEXT001018911.pdf.txt001018911.pdf.txtExtracted Texttext/plain116524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/2/001018911.pdf.txt8ff1fd7ac10ecc0a95ec6bccff776b3bMD52THUMBNAIL001018911.pdf.jpg001018911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/3/001018911.pdf.jpgdf505db0ad773eecbab2c5f45d2d0a39MD5310183/1577652018-10-29 09:11:02.647oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
title O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
spellingShingle O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
Ramos, Dêner da Silva
Cultura popular
Fanfiction
Língua portuguesa
Pop culture
Portuguese language
Project works
title_short O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
title_full O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
title_fullStr O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
title_full_unstemmed O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
title_sort O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
author Ramos, Dêner da Silva
author_facet Ramos, Dêner da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Dêner da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Fanfiction
Língua portuguesa
topic Cultura popular
Fanfiction
Língua portuguesa
Pop culture
Portuguese language
Project works
dc.subject.eng.fl_str_mv Pop culture
Portuguese language
Project works
description O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-11T02:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018911
url http://hdl.handle.net/10183/157765
identifier_str_mv 001018911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/1/001018911.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/2/001018911.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/3/001018911.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b77c83f32bc8a04a2cef530df9830f70
8ff1fd7ac10ecc0a95ec6bccff776b3b
df505db0ad773eecbab2c5f45d2d0a39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447195318484992