O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157765 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia. |
id |
UFRGS-2_fe53eef82ac6b52483b6a8cf422ae890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157765 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Dêner da SilvaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-05-11T02:26:07Z2016http://hdl.handle.net/10183/157765001018911O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia.The present study aims to present a project to be applied for Portuguese language teaching, which has pop culture as its main thematic. The project proposal was developed for seventh grade students from a public state school, located in Viamão, Rio Grande do Sul, and provides the discussion about audiovisual media. It also focuses on reading and writing of fanfiction. The theoretical background which was the basis for the creation of this project was the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), and the educational guidelines found in the Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the project and its guidelines for the classes, and also the material developed to organize it. This study is also meant to be a tool for teachers who seek for projects that allow critical thinking, authorship and autonomy development.application/pdfporCultura popularFanfictionLíngua portuguesaPop culturePortuguese languageProject worksO que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfictioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018911.pdf001018911.pdfTexto completoapplication/pdf11096482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/1/001018911.pdfb77c83f32bc8a04a2cef530df9830f70MD51TEXT001018911.pdf.txt001018911.pdf.txtExtracted Texttext/plain116524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/2/001018911.pdf.txt8ff1fd7ac10ecc0a95ec6bccff776b3bMD52THUMBNAIL001018911.pdf.jpg001018911.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/3/001018911.pdf.jpgdf505db0ad773eecbab2c5f45d2d0a39MD5310183/1577652018-10-29 09:11:02.647oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
title |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
spellingShingle |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction Ramos, Dêner da Silva Cultura popular Fanfiction Língua portuguesa Pop culture Portuguese language Project works |
title_short |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
title_full |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
title_fullStr |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
title_full_unstemmed |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
title_sort |
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction |
author |
Ramos, Dêner da Silva |
author_facet |
Ramos, Dêner da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Dêner da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura popular Fanfiction Língua portuguesa |
topic |
Cultura popular Fanfiction Língua portuguesa Pop culture Portuguese language Project works |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pop culture Portuguese language Project works |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-11T02:26:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018911 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157765 |
identifier_str_mv |
001018911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/1/001018911.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/2/001018911.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157765/3/001018911.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b77c83f32bc8a04a2cef530df9830f70 8ff1fd7ac10ecc0a95ec6bccff776b3b df505db0ad773eecbab2c5f45d2d0a39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447195318484992 |