Association of education with occurrence of delirium in patients from an emergency department

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Simone Sieben da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Delgado, Vera Beatriz, Schuh, Artur Francisco Schumacher, Chaves, Marcia Lorena Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152703
Resumo: Introdução: Delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica, com fatores etiológicos múltiplos. A avaliação de delirium em diferentes ambientes, especialmente no Serviço de Emergência (SE) de diferentes regiões do mundo e com diferentes características culturais e educacionais é necessária. Objetivo: Determinar a prevalência de delirium e associação com educação em um SE no Brasil, durante seis meses. Métodos: Foram randomizados aleatoriamente no SE os pacientes com idade acima de 18 anos. Escala Confusion Assessment Method (CAM), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), o teste de Memória Lógica de Wechsler (MLW), e o escore de comorbidade de Charlson foram aplicados para avaliar delirium, status cognitivo, e comorbidades. Resultados: A prevalência de delirium foi 10,7%. Os pacientes com delirium apresentaram significativamente menor escolaridade, escores mais baixos no MEEM e MLW (imediato e tardio), sendo que 97,4% apresentava comprometimento de memória episódica. Pacientes com delirium apresentaram mais história de transtorno neurológico prévio. Três modelos de regressão logística para delirium foram realizados. No primeiro, idade e MEEM foram mantidos no modelo final. No segundo, MLW imediato e tardio; e no terceiro, apenas educação. Conclusão: Este é o primeiro estudo brasileiro, de acordo com nosso melhor conhecimento, a estimar a prevalência de delirium em serviço de emergência. Nível educacional mais baixo foi associado com ocorrência de delirium.
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spelling Mota, Simone Sieben daDelgado, Vera BeatrizSchuh, Artur Francisco SchumacherChaves, Marcia Lorena Fagundes2017-02-17T02:33:17Z20161980-5764http://hdl.handle.net/10183/152703001012608Introdução: Delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica, com fatores etiológicos múltiplos. A avaliação de delirium em diferentes ambientes, especialmente no Serviço de Emergência (SE) de diferentes regiões do mundo e com diferentes características culturais e educacionais é necessária. Objetivo: Determinar a prevalência de delirium e associação com educação em um SE no Brasil, durante seis meses. Métodos: Foram randomizados aleatoriamente no SE os pacientes com idade acima de 18 anos. Escala Confusion Assessment Method (CAM), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), o teste de Memória Lógica de Wechsler (MLW), e o escore de comorbidade de Charlson foram aplicados para avaliar delirium, status cognitivo, e comorbidades. Resultados: A prevalência de delirium foi 10,7%. Os pacientes com delirium apresentaram significativamente menor escolaridade, escores mais baixos no MEEM e MLW (imediato e tardio), sendo que 97,4% apresentava comprometimento de memória episódica. Pacientes com delirium apresentaram mais história de transtorno neurológico prévio. Três modelos de regressão logística para delirium foram realizados. No primeiro, idade e MEEM foram mantidos no modelo final. No segundo, MLW imediato e tardio; e no terceiro, apenas educação. Conclusão: Este é o primeiro estudo brasileiro, de acordo com nosso melhor conhecimento, a estimar a prevalência de delirium em serviço de emergência. Nível educacional mais baixo foi associado com ocorrência de delirium.Background: Delirium is a neuropsychiatric syndrome with multiple etiological factors. Evaluation of delirium in different settings, especially the Emergency Department (ED) pertaining to different regions of the world with patients from different cultural and educational backgrounds is needed. Objective: To determine the prevalence of delirium and its association with education in an ED in Brazil during a 6-month period. Methods: Patients aged >18 years were randomly selected from ED admissions. The instruments Confusion Assessment Method (CAM) scale, Mini-Mental State Examination (MMSE), Wechsler Logical Memory (WLM) and Charlson comorbidity score were applied to evaluate delirium, cognitive status, and comorbidities. Results: The prevalence of delirium was10.7%. Delirium patients had significantly lower education, MMSE and WLM (immediate and delayed) scores, with 97.4% presenting episodic memory impairment. Patients with delirium had more history of neurological disorders. Three logistic regression models evaluating the association of variables with delirium were developed. Age and MMSE were retained in the first model, WLM scores in the second, and education in the third. Conclusion: To the best of our knowledge, this is the first study estimating the prevalence of delirium in a Brazilian ED. Lower education was associated with the occurrence of delirium.application/pdfengDementia & Neuropsychologia. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (jul./set. 2016), p. 198-203DelírioEducaçãoServiço hospitalar de emergênciaDeliriumEducationEmergencyAssociation of education with occurrence of delirium in patients from an emergency departmentAssociação da educação com a ocorrência de delirium em pacientes de um serviço de emergência info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012608.pdf001012608.pdfTexto completo (inglês)application/pdf4237025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152703/1/001012608.pdfc52dfa2d8e793f192106daeff80f70a0MD51TEXT001012608.pdf.txt001012608.pdf.txtExtracted Texttext/plain27895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152703/2/001012608.pdf.txt750174c4c311e2e9c76b16f9a1ffdb29MD5210183/1527032023-05-20 03:37:30.890416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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