O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115014 |
Resumo: | O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória. |
id |
UFRGS-2_fea4232168e2b57c944d37c598e8a3f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115014 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Nilton MulletCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da2015-04-08T01:58:36Z20140104-7469http://hdl.handle.net/10183/115014000955286O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória.The text is the central element of the professorial act and of teaching history: an expositive class. It argues about the role of the expositive class and questions the narrative character of the History teacher’s presentation, since this creates a scenario and gives a dramatic tone to the historical narrative. It questions the didactic exposition and offers an analysis about the criticisms this strategy has received. The Scene, as a means for offering methodological procedures in the strategic teaching of History. In this sense, we seek to deconstruct the dry arid tone which has always accompanied the idea of an expositive class, as well as its close ties with a traditional teaching of History. Similarly, we try to give prominence to different expressive modes accompanying a didactic narrative in History lessons, affirming that this is one of the most important and decisive moments of the teaching- -learning relationship in History. Moreover, theorizing about the faculty of Confabulation may well allow a new experience with expositive classes, since it is claimed that an oral presentation in history class implies a confabulating strategy.application/pdfporEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 21, n. 2 (dez./jan. 2014), p. 288-303FábulaAula expositivaHistóriaExpositive classConfabulationEducationO retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatóriaThe return of the expositive class in teaching history : grades for the practice of confabulatinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955286.pdf000955286.pdfTexto completoapplication/pdf115429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/1/000955286.pdf72dc77391e3c9a5855cfe38d5a29df4fMD51TEXT000955286.pdf.txt000955286.pdf.txtExtracted Texttext/plain47151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/2/000955286.pdf.txt18f30870bd670e103dee93c37bd6c6ccMD52THUMBNAIL000955286.pdf.jpg000955286.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/3/000955286.pdf.jpga5db0a5cf9cd95a5881f0c1f62503902MD5310183/1150142018-10-19 10:41:23.563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:41:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The return of the expositive class in teaching history : grades for the practice of confabulating |
title |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
spellingShingle |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória Pereira, Nilton Mullet Fábula Aula expositiva História Expositive class Confabulation Education |
title_short |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
title_full |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
title_fullStr |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
title_full_unstemmed |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
title_sort |
O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória |
author |
Pereira, Nilton Mullet |
author_facet |
Pereira, Nilton Mullet Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fábula Aula expositiva História |
topic |
Fábula Aula expositiva História Expositive class Confabulation Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Expositive class Confabulation Education |
description |
O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T01:58:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115014 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-7469 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955286 |
identifier_str_mv |
0104-7469 000955286 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 21, n. 2 (dez./jan. 2014), p. 288-303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/1/000955286.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/2/000955286.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/3/000955286.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72dc77391e3c9a5855cfe38d5a29df4f 18f30870bd670e103dee93c37bd6c6cc a5db0a5cf9cd95a5881f0c1f62503902 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447579312259072 |