O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115014
Resumo: O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória.
id UFRGS-2_fea4232168e2b57c944d37c598e8a3f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115014
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton MulletCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da2015-04-08T01:58:36Z20140104-7469http://hdl.handle.net/10183/115014000955286O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória.The text is the central element of the professorial act and of teaching history: an expositive class. It argues about the role of the expositive class and questions the narrative character of the History teacher’s presentation, since this creates a scenario and gives a dramatic tone to the historical narrative. It questions the didactic exposition and offers an analysis about the criticisms this strategy has received. The Scene, as a means for offering methodological procedures in the strategic teaching of History. In this sense, we seek to deconstruct the dry arid tone which has always accompanied the idea of an expositive class, as well as its close ties with a traditional teaching of History. Similarly, we try to give prominence to different expressive modes accompanying a didactic narrative in History lessons, affirming that this is one of the most important and decisive moments of the teaching- -learning relationship in History. Moreover, theorizing about the faculty of Confabulation may well allow a new experience with expositive classes, since it is claimed that an oral presentation in history class implies a confabulating strategy.application/pdfporEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 21, n. 2 (dez./jan. 2014), p. 288-303FábulaAula expositivaHistóriaExpositive classConfabulationEducationO retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatóriaThe return of the expositive class in teaching history : grades for the practice of confabulatinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955286.pdf000955286.pdfTexto completoapplication/pdf115429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/1/000955286.pdf72dc77391e3c9a5855cfe38d5a29df4fMD51TEXT000955286.pdf.txt000955286.pdf.txtExtracted Texttext/plain47151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/2/000955286.pdf.txt18f30870bd670e103dee93c37bd6c6ccMD52THUMBNAIL000955286.pdf.jpg000955286.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/3/000955286.pdf.jpga5db0a5cf9cd95a5881f0c1f62503902MD5310183/1150142018-10-19 10:41:23.563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:41:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The return of the expositive class in teaching history : grades for the practice of confabulating
title O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
spellingShingle O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
Pereira, Nilton Mullet
Fábula
Aula expositiva
História
Expositive class
Confabulation
Education
title_short O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
title_full O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
title_fullStr O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
title_full_unstemmed O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
title_sort O retorno da aula expositiva no ensino de história : notas para uma fábula fabulatória
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
author_role author
author2 Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
Cunha, Gabriel Torelly Fraga Correa da
dc.subject.por.fl_str_mv Fábula
Aula expositiva
História
topic Fábula
Aula expositiva
História
Expositive class
Confabulation
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Expositive class
Confabulation
Education
description O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino- aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T01:58:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115014
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7469
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955286
identifier_str_mv 0104-7469
000955286
url http://hdl.handle.net/10183/115014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Espaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 21, n. 2 (dez./jan. 2014), p. 288-303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/1/000955286.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/2/000955286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115014/3/000955286.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72dc77391e3c9a5855cfe38d5a29df4f
18f30870bd670e103dee93c37bd6c6cc
a5db0a5cf9cd95a5881f0c1f62503902
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447579312259072