Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortes, Lisane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96953
Resumo: O mercado de luxo no Brasil ganha cada vez mais consumidores por consequência do aumento do poder de compra da população, resultado de uma economia aquecida. No entanto, o consumo também traz preocupações relacionadas a sustentabilidade socioambiental. Diversas marcas já estão agindo de uma maneira mais consciente, fomentando projetos focados no tema ou utilizando produção mais limpa. Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira os consumidores enxergam essas ações sustentáveis e de que forma essas atitudes por parte da marca podem influenciar no processo de tomada de decisão de compra. Para tanto, o método de estudo de caso foi utilizado e a marca Osklen foi escolhida para representar as marcas do setor da moda de luxo adeptas a ações sustentáveis. Também com a finalidade de responder à pergunta proposta, os consumidores da marca foram entrevistados e as análises das respostas foram realizadas. Foi possível observar que esses clientes da marca tendem a gostar das práticas que beneficiam o meio ambiente e o meio social e que os produtos sustentáveis da Osklen são bem aceitos, desde que nesses artigos outras características também estejam presentes, como qualidade, design e estilo.
id UFRGS-2_ff24f0d670e1af855c687692988036d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96953
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cortes, LisaneCallegaro-de-Menezes, Daniela2014-06-28T02:06:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/96953000891611O mercado de luxo no Brasil ganha cada vez mais consumidores por consequência do aumento do poder de compra da população, resultado de uma economia aquecida. No entanto, o consumo também traz preocupações relacionadas a sustentabilidade socioambiental. Diversas marcas já estão agindo de uma maneira mais consciente, fomentando projetos focados no tema ou utilizando produção mais limpa. Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira os consumidores enxergam essas ações sustentáveis e de que forma essas atitudes por parte da marca podem influenciar no processo de tomada de decisão de compra. Para tanto, o método de estudo de caso foi utilizado e a marca Osklen foi escolhida para representar as marcas do setor da moda de luxo adeptas a ações sustentáveis. Também com a finalidade de responder à pergunta proposta, os consumidores da marca foram entrevistados e as análises das respostas foram realizadas. Foi possível observar que esses clientes da marca tendem a gostar das práticas que beneficiam o meio ambiente e o meio social e que os produtos sustentáveis da Osklen são bem aceitos, desde que nesses artigos outras características também estejam presentes, como qualidade, design e estilo.The luxury market in Brazil is gaining more consumers as a consequence of the increase in the purchasing power of the population, a result of a booming economy. However, consumption also raises concerns related to environmental sustainability. Several brands are now acting in a more conscious way, fostering projects focused on the theme or manufacturing products in a more clean and conscious way. This study aims to analyze how consumers see these sustainable actions and how these attitudes coming from brand can influence the decision-making process of purchase. For this, the case study method was used and the brand Osklen was chosen to represent the brands of luxury fashion industry adept to sustainable actions. Also to achieve an answer to the question proposed, the consumers of the brand were interviewed and the answers were analyzed. It was observed that these customers tend to like the practices that benefit the natural environment and the social environment and the sustainable Osklen products are well accepted, since that in these products other features are also present, such as quality, design and style.application/pdfporModaMercado de luxoComportamento do consumidorFashionLuxurySustainabilityConsumer behaviourOsklenModa de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLENModa de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLENinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891611.pdf000891611.pdfTexto completoapplication/pdf1861831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96953/1/000891611.pdf94cd059587ff104ed1c0adbff3a255f1MD51TEXT000891611.pdf.txt000891611.pdf.txtExtracted Texttext/plain140226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96953/2/000891611.pdf.txt2273b6ab765799fc00fff49e69ca1c3bMD52THUMBNAIL000891611.pdf.jpg000891611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96953/3/000891611.pdf.jpg8a5bd836b12627aa264311944e6f841fMD5310183/969532018-10-18 08:45:01.659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:45:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
title Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
spellingShingle Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
Cortes, Lisane
Moda
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Fashion
Luxury
Sustainability
Consumer behaviour
Osklen
title_short Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
title_full Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
title_fullStr Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
title_full_unstemmed Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
title_sort Moda de luxo e sustentabilidade : o caso da OSKLEN
author Cortes, Lisane
author_facet Cortes, Lisane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortes, Lisane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
topic Moda
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Fashion
Luxury
Sustainability
Consumer behaviour
Osklen
dc.subject.eng.fl_str_mv Fashion
Luxury
Sustainability
Consumer behaviour
Osklen
description O mercado de luxo no Brasil ganha cada vez mais consumidores por consequência do aumento do poder de compra da população, resultado de uma economia aquecida. No entanto, o consumo também traz preocupações relacionadas a sustentabilidade socioambiental. Diversas marcas já estão agindo de uma maneira mais consciente, fomentando projetos focados no tema ou utilizando produção mais limpa. Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira os consumidores enxergam essas ações sustentáveis e de que forma essas atitudes por parte da marca podem influenciar no processo de tomada de decisão de compra. Para tanto, o método de estudo de caso foi utilizado e a marca Osklen foi escolhida para representar as marcas do setor da moda de luxo adeptas a ações sustentáveis. Também com a finalidade de responder à pergunta proposta, os consumidores da marca foram entrevistados e as análises das respostas foram realizadas. Foi possível observar que esses clientes da marca tendem a gostar das práticas que beneficiam o meio ambiente e o meio social e que os produtos sustentáveis da Osklen são bem aceitos, desde que nesses artigos outras características também estejam presentes, como qualidade, design e estilo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-28T02:06:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96953
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891611
url http://hdl.handle.net/10183/96953
identifier_str_mv 000891611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96953/1/000891611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96953/2/000891611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96953/3/000891611.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94cd059587ff104ed1c0adbff3a255f1
2273b6ab765799fc00fff49e69ca1c3b
8a5bd836b12627aa264311944e6f841f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467826868224