O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95941 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um software livre, nesse estudo foi um elemento imprescindível para viabilizar o processo de desenvolvimento psicológico criando elos de aprendizagens estimulando a curiosidade, provocando o desejo e a busca por respostas, partindo dos conhecimentos prévios do estudante e possibilitando a ampliação de suas concepções afetivas e cognitivas. A análise através da pesquisa qualitativa centrou-se num estudo de caso onde o sujeito estudado é aluno do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alvorada/RS. A metodologia utilizada para este estudo de caso utilizou como ferramenta tecnológica principal o software educacional Gcompris. O processo analítico das possibilidades discorreu das observações e intervenções ocorridas durante sete sessões de estudos no espaço educacional onde o aluno com necessidade educativa especial, neste caso, com Síndrome de Down (SD) está inserido. As contribuições desta pesquisa apontam para a necessidade do sujeito com SD utilizar recursos tecnológicos no âmbito escolar que favoreçam o processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais. |
id |
UFRGS-2_ff6ea7188f28a2f838a3f4d78d02cdd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95941 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kosmaliski, Barbara CarvalhoAvila, Bárbara Gorziza2014-06-03T02:03:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/95941000911928O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um software livre, nesse estudo foi um elemento imprescindível para viabilizar o processo de desenvolvimento psicológico criando elos de aprendizagens estimulando a curiosidade, provocando o desejo e a busca por respostas, partindo dos conhecimentos prévios do estudante e possibilitando a ampliação de suas concepções afetivas e cognitivas. A análise através da pesquisa qualitativa centrou-se num estudo de caso onde o sujeito estudado é aluno do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alvorada/RS. A metodologia utilizada para este estudo de caso utilizou como ferramenta tecnológica principal o software educacional Gcompris. O processo analítico das possibilidades discorreu das observações e intervenções ocorridas durante sete sessões de estudos no espaço educacional onde o aluno com necessidade educativa especial, neste caso, com Síndrome de Down (SD) está inserido. As contribuições desta pesquisa apontam para a necessidade do sujeito com SD utilizar recursos tecnológicos no âmbito escolar que favoreçam o processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais.application/pdfporMediaçãoSoftware educacionalSíndrome de DownO software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911928.pdf000911928.pdfTexto completoapplication/pdf1040481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95941/1/000911928.pdf38c958f229da387ef15b3db26cc3eff7MD51TEXT000911928.pdf.txt000911928.pdf.txtExtracted Texttext/plain85967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95941/2/000911928.pdf.txt0917c019fca79afed7a30f14cdee1e5eMD52THUMBNAIL000911928.pdf.jpg000911928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95941/3/000911928.pdf.jpg5bf39e795c90ccd00de3b9909a075a88MD5310183/959412018-10-16 07:58:08.341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:58:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
title |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
spellingShingle |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down Kosmaliski, Barbara Carvalho Mediação Software educacional Síndrome de Down |
title_short |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
title_full |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
title_fullStr |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
title_full_unstemmed |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
title_sort |
O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down |
author |
Kosmaliski, Barbara Carvalho |
author_facet |
Kosmaliski, Barbara Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kosmaliski, Barbara Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avila, Bárbara Gorziza |
contributor_str_mv |
Avila, Bárbara Gorziza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Software educacional Síndrome de Down |
topic |
Mediação Software educacional Síndrome de Down |
description |
O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um software livre, nesse estudo foi um elemento imprescindível para viabilizar o processo de desenvolvimento psicológico criando elos de aprendizagens estimulando a curiosidade, provocando o desejo e a busca por respostas, partindo dos conhecimentos prévios do estudante e possibilitando a ampliação de suas concepções afetivas e cognitivas. A análise através da pesquisa qualitativa centrou-se num estudo de caso onde o sujeito estudado é aluno do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alvorada/RS. A metodologia utilizada para este estudo de caso utilizou como ferramenta tecnológica principal o software educacional Gcompris. O processo analítico das possibilidades discorreu das observações e intervenções ocorridas durante sete sessões de estudos no espaço educacional onde o aluno com necessidade educativa especial, neste caso, com Síndrome de Down (SD) está inserido. As contribuições desta pesquisa apontam para a necessidade do sujeito com SD utilizar recursos tecnológicos no âmbito escolar que favoreçam o processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95941 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911928 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95941 |
identifier_str_mv |
000911928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95941/1/000911928.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95941/2/000911928.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95941/3/000911928.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38c958f229da387ef15b3db26cc3eff7 0917c019fca79afed7a30f14cdee1e5e 5bf39e795c90ccd00de3b9909a075a88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127174676480 |