Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179092 |
Resumo: | O planeta está vivendo uma atual crise de biodiversidade decorrente de eventos antrópicos. O Brasil, por ser o país mais biodiverso do planeta e pela contínua degradação dos seus biomas, está no centro das ações e preocupações quanto à conservação. Visto que a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, reflexivos e propositivos, estaria ela contribuindo para sensibilização no sentido de conservação da biodiversidade? A metodologia do projeto consiste em uma revisão bibliográfica sobre o atual cenário da conservação no Brasil e Rio Grande do Sul (RS), que serviu de embasamento para a elaboração de um questionário com intuito de fornecer subsídios para que fosse possível identificar e refletir sobre os conhecimentos construídos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, relacionados ao tema, em escolas do município de Porto Alegre, RS. Os resultados obtidos demonstram que os alunos não reconhecem o Brasil como país mais biodiverso do planeta, além de não identificar o ser humano como parte integrante do meio ambiente. Além disso, a maioria dos estudantes está supostamente saindo da escola sem saber o que pode ser afetado com a extinção de uma espécie de animal nem espécies ameaçadas de extinção no RS. Não só desconhecem definições básicas acerca da conservação, como espécies endêmicas, nativas e exóticas, mas também informações essenciais sobre a biologia de algumas espécies diretamente relacionadas a mitos e superstições, como morcegos e serpentes. Foi observado, também, que os alunos vinculam o plantio de árvores à conservação, não reconhecendo os possíveis impactos causados por espécies arbóreas exóticas em alguns ambientes, como o Pinus no Pampa. A partir do estudo, fica clara a necessidade de repensar os conteúdos de Ciências que abrangem Seres Vivos durante todo o período escolar, de maneira a melhor abordar os conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade com o objetivo de formar sujeitos capazes de participar de debates e agir no sentido de contribuir para a sustentabilidade socioambiental. |
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