Aprendendo fisiologia : uma plataforma de ensino online como objeto de aprendizagem no ensino de fisiologia humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Felipe Schuler
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169884
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma plataforma de ensino online (PEO) para o ensino de Fisiologia Humana. A disponibilidade de acesso à internet e o aumento do uso de dispositivos móveis (DM) pelos alunos estimularam o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem online (OAO) com portabilidade, atualização rápida e conteúdo qualificado e organizado. Foi desenvolvida a primeira versão (Beta 1.0), para validação do OAO e uma pesquisa (envolvendo 32 alunos) utilizada como parâmetro para o planejamento de desenvolvimento da PEO. A versão Beta 2.0 da PEO foi desenvolvida a partir da plataforma de desenvolvimento de sites WIX, através do seu próprio editor. A avaliação da contribuição da PEO para o ensino de Fisiologia Humana ocorreu através de uma pesquisa em que participaram 50 alunos dos cursos de nutrição e educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através de um teste com 9 questões objetivas referentes ao módulo de sistema urinário. Além da contribuição para a melhora de desempenho dos participantes, foram avaliadas satisfação e percepção de aprendizagem dos estudantes através de um teste de grau de satisfação e percepção de aprendizagem com 9 questões (três com escala de satisfação, quatro objetivas e duas descritivas). A pesquisa abordou aspectos relacionados ao perfil de acesso, grau de satisfação, percepção de aprendizagem, perfil de utilização da PEO durante os estudos, contribuição do material e melhorias sugeridas. Após esta etapa, 5 participantes (4 do curso de nutrição e 1 do curso de educação física) participaram de um grupo focal e manifestaram opiniões sobre o material. Para analisar os dados obtidos na pesquisa, foi realizada uma análise descritiva e teste de correlação linear. Os dados foram expressos como frequência absoluta ou relativa, média ± desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil (P25 - P75). As opiniões do grupo focal foram gravadas e transcritas. Os resultados indicaram que os usuários ficaram satisfeitos e perceberam contribuição em sua aprendizagem com o uso da PEO. As idéias do grupo focal foram relacionadas ao conteúdo qualificado e organizado e ao acesso fácil. A relação entre a atratividade do material didático, satisfação e percepção de aprendizagem sugere que um OAO atraente pode levar a níveis mais altos de satisfação e percepção de aprendizagem. Todavia, estes dados não resultam (necessariamente) em melhora do desempenho ou pelo menos não se correlacionam fortemente. Discute-se a importância da motivação e da autonomia do aluno na construção do seu conhecimento. Conclui-se que a plataforma de ensino online foi uma boa escolha e que pode colaborar para melhorar a aprendizagem, indicando que a construção de OAO envolvendo recursos digitais pode ser uma boa estratégia pedagógica. Além disso, a constituição de equipe multidisciplinar na produção de materiais qualificados foi fundamental para alcançar os objetivos aqui propostos.
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A avaliação da contribuição da PEO para o ensino de Fisiologia Humana ocorreu através de uma pesquisa em que participaram 50 alunos dos cursos de nutrição e educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através de um teste com 9 questões objetivas referentes ao módulo de sistema urinário. Além da contribuição para a melhora de desempenho dos participantes, foram avaliadas satisfação e percepção de aprendizagem dos estudantes através de um teste de grau de satisfação e percepção de aprendizagem com 9 questões (três com escala de satisfação, quatro objetivas e duas descritivas). A pesquisa abordou aspectos relacionados ao perfil de acesso, grau de satisfação, percepção de aprendizagem, perfil de utilização da PEO durante os estudos, contribuição do material e melhorias sugeridas. Após esta etapa, 5 participantes (4 do curso de nutrição e 1 do curso de educação física) participaram de um grupo focal e manifestaram opiniões sobre o material. Para analisar os dados obtidos na pesquisa, foi realizada uma análise descritiva e teste de correlação linear. Os dados foram expressos como frequência absoluta ou relativa, média ± desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil (P25 - P75). As opiniões do grupo focal foram gravadas e transcritas. Os resultados indicaram que os usuários ficaram satisfeitos e perceberam contribuição em sua aprendizagem com o uso da PEO. As idéias do grupo focal foram relacionadas ao conteúdo qualificado e organizado e ao acesso fácil. A relação entre a atratividade do material didático, satisfação e percepção de aprendizagem sugere que um OAO atraente pode levar a níveis mais altos de satisfação e percepção de aprendizagem. Todavia, estes dados não resultam (necessariamente) em melhora do desempenho ou pelo menos não se correlacionam fortemente. Discute-se a importância da motivação e da autonomia do aluno na construção do seu conhecimento. Conclui-se que a plataforma de ensino online foi uma boa escolha e que pode colaborar para melhorar a aprendizagem, indicando que a construção de OAO envolvendo recursos digitais pode ser uma boa estratégia pedagógica. Além disso, a constituição de equipe multidisciplinar na produção de materiais qualificados foi fundamental para alcançar os objetivos aqui propostos.The aim of this paper was the development of an online teaching platform (OTP) for teaching Human Physiology. Internet Access availability and the rise of mobile devices usage (MD) by students stimulated the development of an online learning object (OLO) with portability, quick update, organized and qualified content. The first version (Beta 1.0) was developed for OLO validation and a research (involving 32 students) used as guideline for OTP development planning. The Beta 2.0 version of the OTP was developed from the WIX site development platform through its own publishing editor. The contribution assessment of the OTP in the teaching of Human Physiology was carried out through a research involving 50 students of the courses nutrition and physical education of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, through a 9 objective questions test referring to the urinary system module. Besides to contributing to the improvement of participants performance, students satisfaction and learning perception were evaluated through a 9 questions satisfaction degree and learning perception test (three with satisfaction scale, four objectives and two descriptives). The research approached aspects related to access profile, satisfaction degree, learning perception, profile of OTP use during the studies, material contribution and suggested improvements. After this step, 5 participants (4 of the nutrition course and 1 of the physical education course) were arranged into a focus group to express opinions about the material. To analyze the data obtained in the research, a descriptive analysis and linear correlation test was performed. Data were expressed as absolute or relative frequency, mean ± standard deviation or median and interquartile range (P25 - P75). The focus group reports were recorded and transcribed. The results indicated that the users were satisfied and perceived their learning contribution to the use of OTP. The focus group insights were related to the qualified and organized content and the easy access. The connection between the attractiveness of the courseware, satisfaction, and learning perception suggests that an attractive OLO can lead to higher levels of learning satisfaction and perception. However, these data do not (necessarily) result in improved performance or at least do not correlate strongly. The importance of student motivation and autonomy in the construction of their knowledge is discussed. It is concluded that the online teaching platform was a good choice and could collaborate to improve learning, indicating that the construction of OLO involving digital resources can be a good pedagogical strategy. In addition, the creation of a multidisciplinary team in the production of qualified materials was essential to reach the objectives proposed here.application/pdfporEducação em saúdeComputadores de mãoFisiologiaPhysiologyMobile devicesOnline teaching platformDigital resourcesHigher educationLearning objectAprendendo fisiologia : uma plataforma de ensino online como objeto de aprendizagem no ensino de fisiologia humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2017Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051872.pdf001051872.pdfTexto completoapplication/pdf1179122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169884/1/001051872.pdf7e6f00f355e39f6521b133ef53e03264MD51TEXT001051872.pdf.txt001051872.pdf.txtExtracted Texttext/plain119957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169884/2/001051872.pdf.txt7cad1be773967f7586a559126c903aedMD52THUMBNAIL001051872.pdf.jpg001051872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169884/3/001051872.pdf.jpge36154c5b42c3d65d2dad3a389e0ed1dMD5310183/1698842023-07-28 03:36:59.62634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-28T06:36:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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