Cursos de odontologia e a endodontia clínica em instituições de ensino superior brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otto, Gustavo Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236817
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar, conhecer e analisar os modelos de ensino de endodontia clínica nos cursos de graduação em odontologia do Brasil. Trata-se de um estudo observacional transversal do tipo censo que envolveu o acesso aos sítios eletrônicos de 452 cursos de odontologia. Foram coletadas as variáveis de interesse constantes do perfil das instituições e dos respectivos cursos, assim como dados sobre a distribuição das disciplinas clínicas relacionadas ao ensino de endodontia. Os dados foram inseridos em banco de dados e foi realizada análise estatística e inferencial. O perfil das instituições foi predominantemente privado, com maior expansão a partir da década de 90, com cursos majoritariamente diurnos e com maior concentração na região sudeste. As atividades clínicas foram categorizadas em três grupos: “Disciplina de Clínica Integrada”, “Disciplina de Clínica Integrada com Endodontia” e “Disciplina Clínica de Endodontia”. O estudo observou que entre os 3 grupos que foram categorizados, a menor prevalência de descrição esteve associada à “Disciplina de Clínica Integrada com Endodontia”. Já a presença de “Disciplina Clínica em Endodontia” e de “Disciplina de Clínica Integrada” foram amplamente observadas. Conclui-se que o ensino clínico de endodontia na maioria das instituições parece estar migrando para abordagens em conjunto à clínica integrada embora não exista consenso quanto ao modelo de ensino em endodontia clínica. Como no Brasil não existem diretrizes para um conteúdo essencial ou aspectos que um egresso dos cursos de odontologia deve possuir, seria interessante através de entidades de classe ou associações representativas reconhecidas a elaboração de diretrizes e ou aspectos essenciais esperados na formação dos cirurgiões-dentistas nas diversas áreas do conhecimento.
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spelling Otto, Gustavo MachadoMontagner, Francisco2022-04-07T04:49:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/236817001112007O objetivo do presente estudo foi identificar, conhecer e analisar os modelos de ensino de endodontia clínica nos cursos de graduação em odontologia do Brasil. Trata-se de um estudo observacional transversal do tipo censo que envolveu o acesso aos sítios eletrônicos de 452 cursos de odontologia. Foram coletadas as variáveis de interesse constantes do perfil das instituições e dos respectivos cursos, assim como dados sobre a distribuição das disciplinas clínicas relacionadas ao ensino de endodontia. Os dados foram inseridos em banco de dados e foi realizada análise estatística e inferencial. O perfil das instituições foi predominantemente privado, com maior expansão a partir da década de 90, com cursos majoritariamente diurnos e com maior concentração na região sudeste. As atividades clínicas foram categorizadas em três grupos: “Disciplina de Clínica Integrada”, “Disciplina de Clínica Integrada com Endodontia” e “Disciplina Clínica de Endodontia”. O estudo observou que entre os 3 grupos que foram categorizados, a menor prevalência de descrição esteve associada à “Disciplina de Clínica Integrada com Endodontia”. Já a presença de “Disciplina Clínica em Endodontia” e de “Disciplina de Clínica Integrada” foram amplamente observadas. Conclui-se que o ensino clínico de endodontia na maioria das instituições parece estar migrando para abordagens em conjunto à clínica integrada embora não exista consenso quanto ao modelo de ensino em endodontia clínica. Como no Brasil não existem diretrizes para um conteúdo essencial ou aspectos que um egresso dos cursos de odontologia deve possuir, seria interessante através de entidades de classe ou associações representativas reconhecidas a elaboração de diretrizes e ou aspectos essenciais esperados na formação dos cirurgiões-dentistas nas diversas áreas do conhecimento.This study aimed to identify, know, and analyze the models of the teaching of clinical endodontics present in the different undergraduate dentistry courses in Brazil. This cross-sectional observational census-type study accessed electronic sites of 452 dentistry courses. The variables of interest covered the profile of the institutions and their courses as well as data on the distribution of the clinical disciplines related to the teaching of endodontics. Data were inserted into a database, and statistical and inferential analysis was performed. The profile of the institutions was predominantly private, with more significant expansion starting in the 90s, mostly diurnal and with a higher concentration in the southeast. The clinical activities were categorized into three groups: "Integrated Clinical Discipline", "Integrated Clinical Discipline with Endodontics," and "Endodontics Clinical Discipline". The study found that among the three groups that were categorized, the lowest prevalence of description was associated with the "Integrated Clinical Discipline with Endodontics". The presence of "Endodontics Clinical Discipline" and "Integrated Clinical Discipline" were widely observed. It concluded that the clinical teaching of Endodontics in most institutions seems to be migrating to approaches in conjunction with the integrated clinic, although there is no consensus on the model of teaching in clinical endodontics. Since in Brazil there are no guidelines for a minimum content or aspects that a graduate of the dentistry courses should have, it would be interesting to elaborate guidelines and/or minimum aspects expected in the training of dentists in the various knowledge areas.application/pdfporEndodontiaEnsinoCurrículoEndodonticsTeachingCurriculumCursos de odontologia e a endodontia clínica em instituições de ensino superior brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2019Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112007.pdf.txt001112007.pdf.txtExtracted Texttext/plain51253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236817/2/001112007.pdf.txt05e3303e0cf5dbb4addd70c1572b6be5MD52ORIGINAL001112007.pdfTexto completoapplication/pdf498100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236817/1/001112007.pdf3f711f0d53a7ab7939cc09ea7e7ab388MD5110183/2368172022-04-20 04:54:55.840859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:54:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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