Oficinas educativas sobre HIV/Aids : uma proposta de intervenção para idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotto, Alexandre Ramos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Vinícius Souza dos, Reichert, Marina Thiara, Quevedo, Daniela Müller de, Fossatti, Paulo, Santos, Geraldine Alves dos, Calvetti, Prisla Ükcer, Sprinz, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117261
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma oficina educativa sobre HIV/ aids em um grupo de idosos. A população incluiu 471 indivíduos entre 60 e 91 anos composta principalmente por mulheres (83,1%). Procedeu-se a aplicação e reaplicação de um questionário organizado em cinco domínios, antes e após as oficinas. O teste de McNemar foi utilizado para comparar as respostas pré e pós-oficina (p<0,05) no programa estatístico STATA 12. Dentre os domínios, a maior variação (202,72%) ocorreu no domínio “conceito” sobre a fase assintomática da infecção. No domínio “transmissão”, a variação foi de 168,53% para a transmissão do HIV por picada de mosquito. No domínio “prevenção”, na questão sobre existência do preservativo feminino, a variação foi de 44%. O domínio “vulnerabilidade” indicou 34,93% na questão da aids relacionada a grupos específicos. No domínio “tratamento”, a abordagem da cura para a aids obteve 50,85% de variação. A realização das oficinas demonstrou ser uma intervenção eficaz nos domínios “conceito”, “transmissão”, “prevenção”, “vulnerabilidade” e “tratamento” nos idosos participantes da pesquisa.
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