Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Johann Filipe
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33226
Resumo: O mercado farmacêutico sempre foi um mercado baseado na pesquisa e inovação, onde os medicamentos protegidos por patentes se tornavam produtos extremamente rentáveis e sustentavam pesquisas de novos produtos. Porém, por uma série de fatores, a indústria vem tendo dificuldade de desenvolver produtos diferenciados e, além disso, ao longo dos últimos anos tem perdido patente de vários produtos que sustentam essas empresas e perdido mercado para medicamentos similares e genéricos. Diante dessa ótica, este trabalho tem por finalidade identificar as estratégias que a indústria farmacêutica de pesquisa está tomando mediante o crescimento de produtos genéricos e similares no mercado. O presente trabalho se baseia nas obras dos principais autores da área de estratégia e marketing. Os dados coletados, através de entrevistas em profundidade com executivos da área, tiveram como objetivo ajudar analisar os pontos mais relevantes dessas estratégias e trazer uma melhor compreensão do conteúdo. A partir da análise, foi possível observar que a indústria farmacêutica de pesquisa, vai direcionar sua pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, para nichos mais voltados para tecnologia e biotecnologia, no desenvolvimento de drogas de maior valor agregado. Por outro lado, também vai diversificar atuando no mercado de similares e genéricos seja reduzindo preços de medicações com patentes vencidas, apostando em sua marca, ou seja, adquirindo empresas desse segmento como meio de se capitalizar e diversificar investimentos. É importante ressaltar que o tipo de pesquisa qualitativa por meio da entrevista em profundidade foi de extrema importância, pois através desse método foi possível descobrir algumas particularidades do segmento, que trouxeram maior riqueza para a análise dos resultados.
id UFRGS-2_ffeb080f615c3ebdf9fc36d3ec905a5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33226
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, Johann FilipeSlongo, Luiz Antonio2011-10-21T01:18:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/33226000788706O mercado farmacêutico sempre foi um mercado baseado na pesquisa e inovação, onde os medicamentos protegidos por patentes se tornavam produtos extremamente rentáveis e sustentavam pesquisas de novos produtos. Porém, por uma série de fatores, a indústria vem tendo dificuldade de desenvolver produtos diferenciados e, além disso, ao longo dos últimos anos tem perdido patente de vários produtos que sustentam essas empresas e perdido mercado para medicamentos similares e genéricos. Diante dessa ótica, este trabalho tem por finalidade identificar as estratégias que a indústria farmacêutica de pesquisa está tomando mediante o crescimento de produtos genéricos e similares no mercado. O presente trabalho se baseia nas obras dos principais autores da área de estratégia e marketing. Os dados coletados, através de entrevistas em profundidade com executivos da área, tiveram como objetivo ajudar analisar os pontos mais relevantes dessas estratégias e trazer uma melhor compreensão do conteúdo. A partir da análise, foi possível observar que a indústria farmacêutica de pesquisa, vai direcionar sua pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, para nichos mais voltados para tecnologia e biotecnologia, no desenvolvimento de drogas de maior valor agregado. Por outro lado, também vai diversificar atuando no mercado de similares e genéricos seja reduzindo preços de medicações com patentes vencidas, apostando em sua marca, ou seja, adquirindo empresas desse segmento como meio de se capitalizar e diversificar investimentos. É importante ressaltar que o tipo de pesquisa qualitativa por meio da entrevista em profundidade foi de extrema importância, pois através desse método foi possível descobrir algumas particularidades do segmento, que trouxeram maior riqueza para a análise dos resultados.application/pdfporIndústria farmacêuticaEstratégia de marketingOs medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000788706.pdf.txt000788706.pdf.txtExtracted Texttext/plain111738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33226/2/000788706.pdf.txt8c3c5e38a3ff2b41685cab1396b7880fMD52ORIGINAL000788706.pdf000788706.pdfTexto completoapplication/pdf684874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33226/1/000788706.pdf8a4c58353fb73aa31a584f11589f684fMD51THUMBNAIL000788706.pdf.jpg000788706.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33226/3/000788706.pdf.jpg47a434fbd18efa2e3801e36a573d60b2MD5310183/332262018-10-05 08:45:16.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33226Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:45:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
title Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
spellingShingle Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
Müller, Johann Filipe
Indústria farmacêutica
Estratégia de marketing
title_short Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
title_full Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
title_fullStr Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
title_full_unstemmed Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
title_sort Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
author Müller, Johann Filipe
author_facet Müller, Johann Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Johann Filipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica
Estratégia de marketing
topic Indústria farmacêutica
Estratégia de marketing
description O mercado farmacêutico sempre foi um mercado baseado na pesquisa e inovação, onde os medicamentos protegidos por patentes se tornavam produtos extremamente rentáveis e sustentavam pesquisas de novos produtos. Porém, por uma série de fatores, a indústria vem tendo dificuldade de desenvolver produtos diferenciados e, além disso, ao longo dos últimos anos tem perdido patente de vários produtos que sustentam essas empresas e perdido mercado para medicamentos similares e genéricos. Diante dessa ótica, este trabalho tem por finalidade identificar as estratégias que a indústria farmacêutica de pesquisa está tomando mediante o crescimento de produtos genéricos e similares no mercado. O presente trabalho se baseia nas obras dos principais autores da área de estratégia e marketing. Os dados coletados, através de entrevistas em profundidade com executivos da área, tiveram como objetivo ajudar analisar os pontos mais relevantes dessas estratégias e trazer uma melhor compreensão do conteúdo. A partir da análise, foi possível observar que a indústria farmacêutica de pesquisa, vai direcionar sua pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, para nichos mais voltados para tecnologia e biotecnologia, no desenvolvimento de drogas de maior valor agregado. Por outro lado, também vai diversificar atuando no mercado de similares e genéricos seja reduzindo preços de medicações com patentes vencidas, apostando em sua marca, ou seja, adquirindo empresas desse segmento como meio de se capitalizar e diversificar investimentos. É importante ressaltar que o tipo de pesquisa qualitativa por meio da entrevista em profundidade foi de extrema importância, pois através desse método foi possível descobrir algumas particularidades do segmento, que trouxeram maior riqueza para a análise dos resultados.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-21T01:18:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33226
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000788706
url http://hdl.handle.net/10183/33226
identifier_str_mv 000788706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33226/2/000788706.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33226/1/000788706.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33226/3/000788706.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c3c5e38a3ff2b41685cab1396b7880f
8a4c58353fb73aa31a584f11589f684f
47a434fbd18efa2e3801e36a573d60b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224415636094976