A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Lourenço da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880
Resumo: Este trabalho objetiva realizar a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma empresa do setor farmacêutico, visando compreender a importância da propaganda no comportamento prescritivo dos médicos da Asa Norte, bairro situado em Brasília, Distrito Federal. Além disso, busca analisar o processo de tomada de decisão quando estes profissionais têm que optar por uma marca, além de examinar outros fatores que influenciam neste processo. Partiu-se de um levantamento de bibliografias atualizadas sobre estratégias de marketing e da coleta de dados que norteiam a compreensão das relações mantidas entre o mercado farmacêutico e os profissionais de saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar a influencia do laboratorio no receituário, além de identificar quais estratégias mercadologicas tem maior impacto na prescrição. Foram pesquisados quinze médicos pela grande influência que exercem como formadores de opinião. Durante a entrevista os respondentes afirmaram que em primeiro lugar o receituário provém da eficácia do produto, seguida da confiança no laboratório. A propaganda foi o item mais citado quando o médico tem que optar entre duas marcas. Admitem a importância da visita dos propagandistas e afirmam que a distribuição de brindes e a amizade não são suficientes para dissuadí-los quanto à prescrição.
id CEUB_b3b66495267767a33c61af5b07e9fc0f
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/3880
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Silva, Adriana Lourenço daPaldês, Roberto Ávila2013-09-19T14:01:25Z2013-09-19T14:01:25Z20132013-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880Este trabalho objetiva realizar a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma empresa do setor farmacêutico, visando compreender a importância da propaganda no comportamento prescritivo dos médicos da Asa Norte, bairro situado em Brasília, Distrito Federal. Além disso, busca analisar o processo de tomada de decisão quando estes profissionais têm que optar por uma marca, além de examinar outros fatores que influenciam neste processo. Partiu-se de um levantamento de bibliografias atualizadas sobre estratégias de marketing e da coleta de dados que norteiam a compreensão das relações mantidas entre o mercado farmacêutico e os profissionais de saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar a influencia do laboratorio no receituário, além de identificar quais estratégias mercadologicas tem maior impacto na prescrição. Foram pesquisados quinze médicos pela grande influência que exercem como formadores de opinião. Durante a entrevista os respondentes afirmaram que em primeiro lugar o receituário provém da eficácia do produto, seguida da confiança no laboratório. A propaganda foi o item mais citado quando o médico tem que optar entre duas marcas. Admitem a importância da visita dos propagandistas e afirmam que a distribuição de brindes e a amizade não são suficientes para dissuadí-los quanto à prescrição.Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T14:01:25Z No. of bitstreams: 1 9550368.pdf: 315815 bytes, checksum: 9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609c (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-19T14:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9550368.pdf: 315815 bytes, checksum: 9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609c (MD5) Previous issue date: 2013-06Indústria farmacêuticaMarketingEstratégia de marketingA influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL9550368.pdf9550368.pdfapplication/pdf315815https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/1/9550368.pdf9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT9550368.pdf.txt9550368.pdf.txtExtracted texttext/plain32158https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/3/9550368.pdf.txtbf4561dc0556be1f3fb2e863b7356f78MD53235/38802019-04-12 11:50:49.81oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T11:50:49Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
title A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
spellingShingle A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
Silva, Adriana Lourenço da
Indústria farmacêutica
Marketing
Estratégia de marketing
title_short A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
title_full A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
title_fullStr A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
title_full_unstemmed A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
title_sort A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
author Silva, Adriana Lourenço da
author_facet Silva, Adriana Lourenço da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Lourenço da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paldês, Roberto Ávila
contributor_str_mv Paldês, Roberto Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica
Marketing
Estratégia de marketing
topic Indústria farmacêutica
Marketing
Estratégia de marketing
description Este trabalho objetiva realizar a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma empresa do setor farmacêutico, visando compreender a importância da propaganda no comportamento prescritivo dos médicos da Asa Norte, bairro situado em Brasília, Distrito Federal. Além disso, busca analisar o processo de tomada de decisão quando estes profissionais têm que optar por uma marca, além de examinar outros fatores que influenciam neste processo. Partiu-se de um levantamento de bibliografias atualizadas sobre estratégias de marketing e da coleta de dados que norteiam a compreensão das relações mantidas entre o mercado farmacêutico e os profissionais de saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar a influencia do laboratorio no receituário, além de identificar quais estratégias mercadologicas tem maior impacto na prescrição. Foram pesquisados quinze médicos pela grande influência que exercem como formadores de opinião. Durante a entrevista os respondentes afirmaram que em primeiro lugar o receituário provém da eficácia do produto, seguida da confiança no laboratório. A propaganda foi o item mais citado quando o médico tem que optar entre duas marcas. Admitem a importância da visita dos propagandistas e afirmam que a distribuição de brindes e a amizade não são suficientes para dissuadí-los quanto à prescrição.
publishDate 2013
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2013-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-19T14:01:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-19T14:01:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/1/9550368.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/3/9550368.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bf4561dc0556be1f3fb2e863b7356f78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903866664189952