A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880 |
Resumo: | Este trabalho objetiva realizar a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma empresa do setor farmacêutico, visando compreender a importância da propaganda no comportamento prescritivo dos médicos da Asa Norte, bairro situado em Brasília, Distrito Federal. Além disso, busca analisar o processo de tomada de decisão quando estes profissionais têm que optar por uma marca, além de examinar outros fatores que influenciam neste processo. Partiu-se de um levantamento de bibliografias atualizadas sobre estratégias de marketing e da coleta de dados que norteiam a compreensão das relações mantidas entre o mercado farmacêutico e os profissionais de saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar a influencia do laboratorio no receituário, além de identificar quais estratégias mercadologicas tem maior impacto na prescrição. Foram pesquisados quinze médicos pela grande influência que exercem como formadores de opinião. Durante a entrevista os respondentes afirmaram que em primeiro lugar o receituário provém da eficácia do produto, seguida da confiança no laboratório. A propaganda foi o item mais citado quando o médico tem que optar entre duas marcas. Admitem a importância da visita dos propagandistas e afirmam que a distribuição de brindes e a amizade não são suficientes para dissuadí-los quanto à prescrição. |
id |
CEUB_b3b66495267767a33c61af5b07e9fc0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/3880 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Silva, Adriana Lourenço daPaldês, Roberto Ávila2013-09-19T14:01:25Z2013-09-19T14:01:25Z20132013-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880Este trabalho objetiva realizar a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma empresa do setor farmacêutico, visando compreender a importância da propaganda no comportamento prescritivo dos médicos da Asa Norte, bairro situado em Brasília, Distrito Federal. Além disso, busca analisar o processo de tomada de decisão quando estes profissionais têm que optar por uma marca, além de examinar outros fatores que influenciam neste processo. Partiu-se de um levantamento de bibliografias atualizadas sobre estratégias de marketing e da coleta de dados que norteiam a compreensão das relações mantidas entre o mercado farmacêutico e os profissionais de saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar a influencia do laboratorio no receituário, além de identificar quais estratégias mercadologicas tem maior impacto na prescrição. Foram pesquisados quinze médicos pela grande influência que exercem como formadores de opinião. Durante a entrevista os respondentes afirmaram que em primeiro lugar o receituário provém da eficácia do produto, seguida da confiança no laboratório. A propaganda foi o item mais citado quando o médico tem que optar entre duas marcas. Admitem a importância da visita dos propagandistas e afirmam que a distribuição de brindes e a amizade não são suficientes para dissuadí-los quanto à prescrição.Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T14:01:25Z No. of bitstreams: 1 9550368.pdf: 315815 bytes, checksum: 9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609c (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-19T14:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9550368.pdf: 315815 bytes, checksum: 9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609c (MD5) Previous issue date: 2013-06Indústria farmacêuticaMarketingEstratégia de marketingA influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL9550368.pdf9550368.pdfapplication/pdf315815https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/1/9550368.pdf9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT9550368.pdf.txt9550368.pdf.txtExtracted texttext/plain32158https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/3/9550368.pdf.txtbf4561dc0556be1f3fb2e863b7356f78MD53235/38802019-04-12 11:50:49.81oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T11:50:49Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
title |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
spellingShingle |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica Silva, Adriana Lourenço da Indústria farmacêutica Marketing Estratégia de marketing |
title_short |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
title_full |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
title_fullStr |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
title_full_unstemmed |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
title_sort |
A influência das estratégias promocionais no comportamento prescritivo do médico: um estudo de um representante da indústria farmacêutica |
author |
Silva, Adriana Lourenço da |
author_facet |
Silva, Adriana Lourenço da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Lourenço da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paldês, Roberto Ávila |
contributor_str_mv |
Paldês, Roberto Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria farmacêutica Marketing Estratégia de marketing |
topic |
Indústria farmacêutica Marketing Estratégia de marketing |
description |
Este trabalho objetiva realizar a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma empresa do setor farmacêutico, visando compreender a importância da propaganda no comportamento prescritivo dos médicos da Asa Norte, bairro situado em Brasília, Distrito Federal. Além disso, busca analisar o processo de tomada de decisão quando estes profissionais têm que optar por uma marca, além de examinar outros fatores que influenciam neste processo. Partiu-se de um levantamento de bibliografias atualizadas sobre estratégias de marketing e da coleta de dados que norteiam a compreensão das relações mantidas entre o mercado farmacêutico e os profissionais de saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar a influencia do laboratorio no receituário, além de identificar quais estratégias mercadologicas tem maior impacto na prescrição. Foram pesquisados quinze médicos pela grande influência que exercem como formadores de opinião. Durante a entrevista os respondentes afirmaram que em primeiro lugar o receituário provém da eficácia do produto, seguida da confiança no laboratório. A propaganda foi o item mais citado quando o médico tem que optar entre duas marcas. Admitem a importância da visita dos propagandistas e afirmam que a distribuição de brindes e a amizade não são suficientes para dissuadí-los quanto à prescrição. |
publishDate |
2013 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2013-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-19T14:01:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-19T14:01:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/1/9550368.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3880/3/9550368.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9332cfae621387aa3e00f67fbe2d609c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 bf4561dc0556be1f3fb2e863b7356f78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903866664189952 |