INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan, Leonardo Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Warmling, Cristine Maria, Pires, Fabiana Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-32_11eb16bc34ad558319a217d4b363b8d3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/105608
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORAO objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem.Editora da UFRGS2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10560810.54909/sp.v4i1.105608Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-1272525-507X10.54909/sp.v4i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608/57905Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiovesan, Leonardo RodriguesWarmling, Cristine MariaPires, Fabiana Schneider2023-07-26T15:48:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/105608Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:42Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
title INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
spellingShingle INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
Piovesan, Leonardo Rodrigues
title_short INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
title_full INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
title_fullStr INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
title_sort INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
author Piovesan, Leonardo Rodrigues
author_facet Piovesan, Leonardo Rodrigues
Warmling, Cristine Maria
Pires, Fabiana Schneider
author_role author
author2 Warmling, Cristine Maria
Pires, Fabiana Schneider
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan, Leonardo Rodrigues
Warmling, Cristine Maria
Pires, Fabiana Schneider
description O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608
10.54909/sp.v4i1.105608
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608
identifier_str_mv 10.54909/sp.v4i1.105608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608/57905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127
2525-507X
10.54909/sp.v4i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522268196864