INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-32_11eb16bc34ad558319a217d4b363b8d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/105608 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORAO objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem.Editora da UFRGS2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10560810.54909/sp.v4i1.105608Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-1272525-507X10.54909/sp.v4i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608/57905Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiovesan, Leonardo RodriguesWarmling, Cristine MariaPires, Fabiana Schneider2023-07-26T15:48:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/105608Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:42Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
title |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA Piovesan, Leonardo Rodrigues |
title_short |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
title_full |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
title_sort |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA |
author |
Piovesan, Leonardo Rodrigues |
author_facet |
Piovesan, Leonardo Rodrigues Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider |
author_role |
author |
author2 |
Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piovesan, Leonardo Rodrigues Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider |
description |
O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608 10.54909/sp.v4i1.105608 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i1.105608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105608/57905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 123-127 2525-507X 10.54909/sp.v4i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522268196864 |