INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105562 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiados facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas. |
id |
UFRGS-32_3c00d7a843db4be29bd2c826c85a31ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/105562 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPALO objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiados facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas.Editora da UFRGS2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10556210.54909/sp.v4i1.105562Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 117-122Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 117-122Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 117-1222525-507X10.54909/sp.v4i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105562/57904Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiovesan, Leonardo RodriguesWarmling, Cristine MariaPires, Fabiana Schneider2023-07-26T15:48:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/105562Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:42Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
title |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL Piovesan, Leonardo Rodrigues |
title_short |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
title_full |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
title_sort |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE: CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA GESTÃO MUNICIPAL |
author |
Piovesan, Leonardo Rodrigues |
author_facet |
Piovesan, Leonardo Rodrigues Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider |
author_role |
author |
author2 |
Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piovesan, Leonardo Rodrigues Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider |
description |
O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiados facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105562 10.54909/sp.v4i1.105562 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105562 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i1.105562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105562/57904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 117-122 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 117-122 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 117-122 2525-507X 10.54909/sp.v4i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521950478336 |