A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Vanessa Nogueira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Fabiana Schneider, Warmling, Cristine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97942
Resumo: Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória-Cruzeiro-Cristal: Unidade de Saúde Santa Tereza no município de Porto Alegre/RS, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 17 profissionais de saúde: 1 médico, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde; e 2 estudantes da graduação e 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.
id UFRGS-32_1780d75f6e927df90cc7fae8a6b77ee3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/97942
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZAEste número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória-Cruzeiro-Cristal: Unidade de Saúde Santa Tereza no município de Porto Alegre/RS, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 17 profissionais de saúde: 1 médico, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde; e 2 estudantes da graduação e 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.Editora da UFRGS2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/9794210.54909/sp.v3i2.97942Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 117-122Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 117-122Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 117-1222525-507X10.54909/sp.v3i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97942/55441Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Vanessa NogueiraPires, Fabiana SchneiderWarmling, Cristine Maria2023-07-26T15:49:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/97942Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
title A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
spellingShingle A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
Martino, Vanessa Nogueira
title_short A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
title_full A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
title_fullStr A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
title_full_unstemmed A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
title_sort A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
author Martino, Vanessa Nogueira
author_facet Martino, Vanessa Nogueira
Pires, Fabiana Schneider
Warmling, Cristine Maria
author_role author
author2 Pires, Fabiana Schneider
Warmling, Cristine Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Vanessa Nogueira
Pires, Fabiana Schneider
Warmling, Cristine Maria
description Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória-Cruzeiro-Cristal: Unidade de Saúde Santa Tereza no município de Porto Alegre/RS, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 17 profissionais de saúde: 1 médico, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde; e 2 estudantes da graduação e 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97942
10.54909/sp.v3i2.97942
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97942
identifier_str_mv 10.54909/sp.v3i2.97942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97942/55441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 117-122
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 117-122
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 117-122
2525-507X
10.54909/sp.v3i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521919021056