Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattiello, Rita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schaefer, Barbara Freiberger, Nascimento, Caren Ferreira do, Matushita, Cristina Sebastião, Pasin, Debora Montenegro, Krieger, Eduardo Andre Gomes, Seganfredo, Fernanda Braga, Dallazen, Fernanda, Baroni, Gislaine Verginia, Poeta, Josiel Schilling, Franz, Karina Nique, Debon, Leticia Manoel, Padoin, Licerio Vicente, Araujo, Lilian Peres Righetto de, Preto, Luiza Tweedie, Barros, Marcelo Cardoso, Moraes, Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira, Ribeiro, Mariele Cunha, Amaral, Marina Azambuja, Aurich, Nathassia Kadletz, Molz, Patricia, Wainberg, Ricardo Chmelnitsky, Antonello, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365
Resumo: Este artigo deriva de um conjunto de ideias experimentadas por discentes do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em uma disciplina que procurou conhecer melhor o docente típico e suas atipias. O texto pretende auxiliar no entendimento de quem é o professor na área da saúde. Discute o sujeito e sua obra, para além do já conhecido modelo centrado na profissão da saúde que exerce e que procura ensinar. Antes de docente, o professor é uma pessoa. Como pessoa, precisa sentir-se estimada e estimar ao outro (aluno). Ao prosperar em seu trabalho, o docente tem compromissos para com o desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos e o planejamento de ações para que exerça a percepção crítica da realidade. A relação ensino-aprendizagem com o educando deve favorecer a análise de valores necessários ao convívio social. Na área da saúde, é requisitado ao aluno aprender a fazer, sendo pouca importância referida ao aprender a conhecer, ao aprender a ser ou a viver em comunhão com os pares. É essencial ter a percepção de que o professor necessita, inicialmente, acolher a si próprio: entender quem é ele, como é e porque chegou ali. A construção da identidade profissional docente é um processo contínuo estabelecido pelo domínio de sua área de ensino, pelos conhecimentos pedagógicos voltados à aprendizagem dos alunos e experiência docente, além das relações sociais do cotidiano.
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