Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365 |
Resumo: | Este artigo deriva de um conjunto de ideias experimentadas por discentes do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em uma disciplina que procurou conhecer melhor o docente típico e suas atipias. O texto pretende auxiliar no entendimento de quem é o professor na área da saúde. Discute o sujeito e sua obra, para além do já conhecido modelo centrado na profissão da saúde que exerce e que procura ensinar. Antes de docente, o professor é uma pessoa. Como pessoa, precisa sentir-se estimada e estimar ao outro (aluno). Ao prosperar em seu trabalho, o docente tem compromissos para com o desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos e o planejamento de ações para que exerça a percepção crítica da realidade. A relação ensino-aprendizagem com o educando deve favorecer a análise de valores necessários ao convívio social. Na área da saúde, é requisitado ao aluno aprender a fazer, sendo pouca importância referida ao aprender a conhecer, ao aprender a ser ou a viver em comunhão com os pares. É essencial ter a percepção de que o professor necessita, inicialmente, acolher a si próprio: entender quem é ele, como é e porque chegou ali. A construção da identidade profissional docente é um processo contínuo estabelecido pelo domínio de sua área de ensino, pelos conhecimentos pedagógicos voltados à aprendizagem dos alunos e experiência docente, além das relações sociais do cotidiano. |
id |
UFRGS-32_1b6ca703d38c530e4ec9d21f914eb6fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/85365 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúdeEste artigo deriva de um conjunto de ideias experimentadas por discentes do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em uma disciplina que procurou conhecer melhor o docente típico e suas atipias. O texto pretende auxiliar no entendimento de quem é o professor na área da saúde. Discute o sujeito e sua obra, para além do já conhecido modelo centrado na profissão da saúde que exerce e que procura ensinar. Antes de docente, o professor é uma pessoa. Como pessoa, precisa sentir-se estimada e estimar ao outro (aluno). Ao prosperar em seu trabalho, o docente tem compromissos para com o desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos e o planejamento de ações para que exerça a percepção crítica da realidade. A relação ensino-aprendizagem com o educando deve favorecer a análise de valores necessários ao convívio social. Na área da saúde, é requisitado ao aluno aprender a fazer, sendo pouca importância referida ao aprender a conhecer, ao aprender a ser ou a viver em comunhão com os pares. É essencial ter a percepção de que o professor necessita, inicialmente, acolher a si próprio: entender quem é ele, como é e porque chegou ali. A construção da identidade profissional docente é um processo contínuo estabelecido pelo domínio de sua área de ensino, pelos conhecimentos pedagógicos voltados à aprendizagem dos alunos e experiência docente, além das relações sociais do cotidiano.Editora da UFRGS2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8536510.54909/sp.v2i2.85365Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 25-33Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 25-33Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 25-332525-507X10.54909/sp.v2i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365/49183Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattiello, RitaSchaefer, Barbara FreibergerNascimento, Caren Ferreira doMatushita, Cristina SebastiãoPasin, Debora MontenegroKrieger, Eduardo Andre GomesSeganfredo, Fernanda BragaDallazen, FernandaBaroni, Gislaine VerginiaPoeta, Josiel SchillingFranz, Karina NiqueDebon, Leticia ManoelPadoin, Licerio VicenteAraujo, Lilian Peres Righetto dePreto, Luiza TweedieBarros, Marcelo CardosoMoraes, Marcia Cristina Gonçalves de OliveiraRibeiro, Mariele CunhaAmaral, Marina AzambujaAurich, Nathassia KadletzMolz, PatriciaWainberg, Ricardo ChmelnitskyAntonello, Ivan2023-07-26T15:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/85365Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:29Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
title |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
spellingShingle |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde Mattiello, Rita |
title_short |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
title_full |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
title_fullStr |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
title_sort |
Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde |
author |
Mattiello, Rita |
author_facet |
Mattiello, Rita Schaefer, Barbara Freiberger Nascimento, Caren Ferreira do Matushita, Cristina Sebastião Pasin, Debora Montenegro Krieger, Eduardo Andre Gomes Seganfredo, Fernanda Braga Dallazen, Fernanda Baroni, Gislaine Verginia Poeta, Josiel Schilling Franz, Karina Nique Debon, Leticia Manoel Padoin, Licerio Vicente Araujo, Lilian Peres Righetto de Preto, Luiza Tweedie Barros, Marcelo Cardoso Moraes, Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Ribeiro, Mariele Cunha Amaral, Marina Azambuja Aurich, Nathassia Kadletz Molz, Patricia Wainberg, Ricardo Chmelnitsky Antonello, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Schaefer, Barbara Freiberger Nascimento, Caren Ferreira do Matushita, Cristina Sebastião Pasin, Debora Montenegro Krieger, Eduardo Andre Gomes Seganfredo, Fernanda Braga Dallazen, Fernanda Baroni, Gislaine Verginia Poeta, Josiel Schilling Franz, Karina Nique Debon, Leticia Manoel Padoin, Licerio Vicente Araujo, Lilian Peres Righetto de Preto, Luiza Tweedie Barros, Marcelo Cardoso Moraes, Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Ribeiro, Mariele Cunha Amaral, Marina Azambuja Aurich, Nathassia Kadletz Molz, Patricia Wainberg, Ricardo Chmelnitsky Antonello, Ivan |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattiello, Rita Schaefer, Barbara Freiberger Nascimento, Caren Ferreira do Matushita, Cristina Sebastião Pasin, Debora Montenegro Krieger, Eduardo Andre Gomes Seganfredo, Fernanda Braga Dallazen, Fernanda Baroni, Gislaine Verginia Poeta, Josiel Schilling Franz, Karina Nique Debon, Leticia Manoel Padoin, Licerio Vicente Araujo, Lilian Peres Righetto de Preto, Luiza Tweedie Barros, Marcelo Cardoso Moraes, Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Ribeiro, Mariele Cunha Amaral, Marina Azambuja Aurich, Nathassia Kadletz Molz, Patricia Wainberg, Ricardo Chmelnitsky Antonello, Ivan |
description |
Este artigo deriva de um conjunto de ideias experimentadas por discentes do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em uma disciplina que procurou conhecer melhor o docente típico e suas atipias. O texto pretende auxiliar no entendimento de quem é o professor na área da saúde. Discute o sujeito e sua obra, para além do já conhecido modelo centrado na profissão da saúde que exerce e que procura ensinar. Antes de docente, o professor é uma pessoa. Como pessoa, precisa sentir-se estimada e estimar ao outro (aluno). Ao prosperar em seu trabalho, o docente tem compromissos para com o desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos e o planejamento de ações para que exerça a percepção crítica da realidade. A relação ensino-aprendizagem com o educando deve favorecer a análise de valores necessários ao convívio social. Na área da saúde, é requisitado ao aluno aprender a fazer, sendo pouca importância referida ao aprender a conhecer, ao aprender a ser ou a viver em comunhão com os pares. É essencial ter a percepção de que o professor necessita, inicialmente, acolher a si próprio: entender quem é ele, como é e porque chegou ali. A construção da identidade profissional docente é um processo contínuo estabelecido pelo domínio de sua área de ensino, pelos conhecimentos pedagógicos voltados à aprendizagem dos alunos e experiência docente, além das relações sociais do cotidiano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365 10.54909/sp.v2i2.85365 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v2i2.85365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365/49183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 25-33 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 25-33 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 25-33 2525-507X 10.54909/sp.v2i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521814163456 |