Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Cassiela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ellwanger, Juliana, Becker, Gabriela Curbeti, Silveira, Anderson Donelli da, Machado, Carmen Lucia Bezerra, Manfroi, Waldomiro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/80857
Resumo: Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.
id UFRGS-32_2f4f8c4ae378d9aab45c8f71576833ee
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/80857
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiênciaEste artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.Editora da UFRGS2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8085710.54909/sp.v2i2.80857Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 14-24Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 14-24Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 14-242525-507X10.54909/sp.v2i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/80857/49182Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoman, CassielaEllwanger, JulianaBecker, Gabriela CurbetiSilveira, Anderson Donelli daMachado, Carmen Lucia BezerraManfroi, Waldomiro Carlos2023-07-26T15:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/80857Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:29Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
title Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
spellingShingle Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
Roman, Cassiela
title_short Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
title_full Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
title_fullStr Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
title_full_unstemmed Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
title_sort Comunicação no processo de ensino em saúde: um relato de experiência
author Roman, Cassiela
author_facet Roman, Cassiela
Ellwanger, Juliana
Becker, Gabriela Curbeti
Silveira, Anderson Donelli da
Machado, Carmen Lucia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author_role author
author2 Ellwanger, Juliana
Becker, Gabriela Curbeti
Silveira, Anderson Donelli da
Machado, Carmen Lucia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roman, Cassiela
Ellwanger, Juliana
Becker, Gabriela Curbeti
Silveira, Anderson Donelli da
Machado, Carmen Lucia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
description Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/80857
10.54909/sp.v2i2.80857
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/80857
identifier_str_mv 10.54909/sp.v2i2.80857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/80857/49182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 14-24
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 14-24
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 14-24
2525-507X
10.54909/sp.v2i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521809969152