Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Cassiela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kroth, Victória Jantsch, Ellwanger, Juliana, Becker, Gabriela Curbeti, Silveira, Anderson Donelli da, Machado, Carmen Lúcia Bezerra, Manfroi, Waldomiro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229719
Resumo: Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.
id UFRGS-2_98f88fdd14a525de9baf00894d030d6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229719
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Roman, CassielaKroth, Victória JantschEllwanger, JulianaBecker, Gabriela CurbetiSilveira, Anderson Donelli daMachado, Carmen Lúcia BezerraManfroi, Waldomiro Carlos2021-09-10T04:28:30Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/229719001074504Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.This paper is an experience report of a health communication class performed in a discipline of a postgraduate program in South Brazil. The class had two hours of duration and took place in November 2016. The class participants were health professionals from different areas and master's or doctor's students. The subject choice of the lesson was obtained from the perception of the verbal and nonverbal languages to produce sense in health and teaching communication. Collective activities using active and dialogued methodologies of teaching were carried out, that enabled the participation of teachers and students in learning process. The class was consisted of an initial introduction, three dynamics addressing verbal and nonverbal communication, discussion of the activities and a final video for closing the process. In the present report are described the details of class script and the content generated by discussion about the theme.Este artículo trata de un relato de experiencia de una clase sobre comunicación en salud impartida en una disciplina de un programa de postgrado, en el sur de Brasil. La clase, con una duración aproximada de dos horas, ocurrió en el mes de noviembre de 2016. Los estudiantes son profesionales de diferentes áreas de la salud y participan en programas de maestría y doctorado. La elección del tema de la clase se dio a partir de la percepción en cuanto a la necesidad de afrontar lenguajes verbales y no verbales para la producción del sentido de la comunicación, en el contexto de práctica asistencial y docente. Para ello, se realizaron actividades colectivas, utilizando metodologías activas y dialogadas que posibilitar la participación de docentes y discentes en el proceso de aprendizaje. La clase fue compuesta por una introducción inicial, tres dinámicas abordando elementos verbales y no verbales de la comunicación, discusión sobre las actividades y un vídeo para el cierre del proceso. En el presente relato se describen los aspectos detallados del itinerario de clase, así como el contenido generado por las discusiones sobre el tema.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 14-24ComunicaçãoSaúdeCommunicationHealthTeachingComunicaciónSaludEnseñanzaComunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiênciaCommunication in the teaching health process : an experience reportComunicación en el proceso de enseñanza en salud : un relato de experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074504.pdf.txt001074504.pdf.txtExtracted Texttext/plain30907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/2/001074504.pdf.txta759091d8a27fcd7ad5ca169ca8acc1dMD52ORIGINAL001074504.pdfTexto completoapplication/pdf371644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/1/001074504.pdffb01cf33b42ad30b6096fd59c313dc8fMD5110183/2297192021-11-20 06:17:55.893343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Communication in the teaching health process : an experience report
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Comunicación en el proceso de enseñanza en salud : un relato de experiencia
title Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
spellingShingle Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
Roman, Cassiela
Comunicação
Saúde
Communication
Health
Teaching
Comunicación
Salud
Enseñanza
title_short Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
title_full Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
title_fullStr Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
title_full_unstemmed Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
title_sort Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
author Roman, Cassiela
author_facet Roman, Cassiela
Kroth, Victória Jantsch
Ellwanger, Juliana
Becker, Gabriela Curbeti
Silveira, Anderson Donelli da
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author_role author
author2 Kroth, Victória Jantsch
Ellwanger, Juliana
Becker, Gabriela Curbeti
Silveira, Anderson Donelli da
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roman, Cassiela
Kroth, Victória Jantsch
Ellwanger, Juliana
Becker, Gabriela Curbeti
Silveira, Anderson Donelli da
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Saúde
topic Comunicação
Saúde
Communication
Health
Teaching
Comunicación
Salud
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Health
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunicación
Salud
Enseñanza
description Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T04:28:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229719
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074504
identifier_str_mv 2525-507X
001074504
url http://hdl.handle.net/10183/229719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 14-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/2/001074504.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/1/001074504.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a759091d8a27fcd7ad5ca169ca8acc1d
fb01cf33b42ad30b6096fd59c313dc8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487490001108992