Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229719 |
Resumo: | Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema. |
id |
UFRGS-2_98f88fdd14a525de9baf00894d030d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229719 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Roman, CassielaKroth, Victória JantschEllwanger, JulianaBecker, Gabriela CurbetiSilveira, Anderson Donelli daMachado, Carmen Lúcia BezerraManfroi, Waldomiro Carlos2021-09-10T04:28:30Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/229719001074504Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.This paper is an experience report of a health communication class performed in a discipline of a postgraduate program in South Brazil. The class had two hours of duration and took place in November 2016. The class participants were health professionals from different areas and master's or doctor's students. The subject choice of the lesson was obtained from the perception of the verbal and nonverbal languages to produce sense in health and teaching communication. Collective activities using active and dialogued methodologies of teaching were carried out, that enabled the participation of teachers and students in learning process. The class was consisted of an initial introduction, three dynamics addressing verbal and nonverbal communication, discussion of the activities and a final video for closing the process. In the present report are described the details of class script and the content generated by discussion about the theme.Este artículo trata de un relato de experiencia de una clase sobre comunicación en salud impartida en una disciplina de un programa de postgrado, en el sur de Brasil. La clase, con una duración aproximada de dos horas, ocurrió en el mes de noviembre de 2016. Los estudiantes son profesionales de diferentes áreas de la salud y participan en programas de maestría y doctorado. La elección del tema de la clase se dio a partir de la percepción en cuanto a la necesidad de afrontar lenguajes verbales y no verbales para la producción del sentido de la comunicación, en el contexto de práctica asistencial y docente. Para ello, se realizaron actividades colectivas, utilizando metodologías activas y dialogadas que posibilitar la participación de docentes y discentes en el proceso de aprendizaje. La clase fue compuesta por una introducción inicial, tres dinámicas abordando elementos verbales y no verbales de la comunicación, discusión sobre las actividades y un vídeo para el cierre del proceso. En el presente relato se describen los aspectos detallados del itinerario de clase, así como el contenido generado por las discusiones sobre el tema.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 14-24ComunicaçãoSaúdeCommunicationHealthTeachingComunicaciónSaludEnseñanzaComunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiênciaCommunication in the teaching health process : an experience reportComunicación en el proceso de enseñanza en salud : un relato de experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074504.pdf.txt001074504.pdf.txtExtracted Texttext/plain30907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/2/001074504.pdf.txta759091d8a27fcd7ad5ca169ca8acc1dMD52ORIGINAL001074504.pdfTexto completoapplication/pdf371644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/1/001074504.pdffb01cf33b42ad30b6096fd59c313dc8fMD5110183/2297192021-11-20 06:17:55.893343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229719Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:17:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Communication in the teaching health process : an experience report |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Comunicación en el proceso de enseñanza en salud : un relato de experiencia |
title |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
spellingShingle |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência Roman, Cassiela Comunicação Saúde Communication Health Teaching Comunicación Salud Enseñanza |
title_short |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
title_full |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
title_fullStr |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
title_sort |
Comunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiência |
author |
Roman, Cassiela |
author_facet |
Roman, Cassiela Kroth, Victória Jantsch Ellwanger, Juliana Becker, Gabriela Curbeti Silveira, Anderson Donelli da Machado, Carmen Lúcia Bezerra Manfroi, Waldomiro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Kroth, Victória Jantsch Ellwanger, Juliana Becker, Gabriela Curbeti Silveira, Anderson Donelli da Machado, Carmen Lúcia Bezerra Manfroi, Waldomiro Carlos |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roman, Cassiela Kroth, Victória Jantsch Ellwanger, Juliana Becker, Gabriela Curbeti Silveira, Anderson Donelli da Machado, Carmen Lúcia Bezerra Manfroi, Waldomiro Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Saúde |
topic |
Comunicação Saúde Communication Health Teaching Comunicación Salud Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Health Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Comunicación Salud Enseñanza |
description |
Este artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-10T04:28:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229719 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-507X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074504 |
identifier_str_mv |
2525-507X 001074504 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 14-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/2/001074504.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229719/1/001074504.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a759091d8a27fcd7ad5ca169ca8acc1d fb01cf33b42ad30b6096fd59c313dc8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487490001108992 |