SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119581 |
Resumo: | A Revista Saberes Plurais teve sua primeira edição publicada em 2016. Desde então, um coletivo de autores-pesquisadores – envolvendo docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, mas também, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) – tem construído, de forma colaborativa, uma publicação voltada a promover transformações no cotidiano da formação e do trabalho em saúde, com foco no cuidado às pessoas-famílias-comunidades. Nesta edição, as publicações apresentam relatos de experiências envolvendo os núcleos da Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia, ensaios e debates, resultados de pesquisas e boletins informativos. São textos articulados à pauta ‘educação-saúde’/‘saude-educação’, produzidos em diferentes cenários e contextos, mas que convergem e, juntos, produzem novas perspectivas para a formação e para atenção à saúde.Palavras-chave: Educação. Pesquisa Interdisciplinar. Práticas Interdisciplinares. Sistema Único de Saúde. COVID-19. |
id |
UFRGS-32_3a27b8b7a2b6d221fa96e735e9064f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/119581 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDEA Revista Saberes Plurais teve sua primeira edição publicada em 2016. Desde então, um coletivo de autores-pesquisadores – envolvendo docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, mas também, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) – tem construído, de forma colaborativa, uma publicação voltada a promover transformações no cotidiano da formação e do trabalho em saúde, com foco no cuidado às pessoas-famílias-comunidades. Nesta edição, as publicações apresentam relatos de experiências envolvendo os núcleos da Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia, ensaios e debates, resultados de pesquisas e boletins informativos. São textos articulados à pauta ‘educação-saúde’/‘saude-educação’, produzidos em diferentes cenários e contextos, mas que convergem e, juntos, produzem novas perspectivas para a formação e para atenção à saúde.Palavras-chave: Educação. Pesquisa Interdisciplinar. Práticas Interdisciplinares. Sistema Único de Saúde. COVID-19. Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado (avaliado por pares)application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11958110.54909/sp.v5i2.119581Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 1-2Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 1-2Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 1-22525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119581/65801Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Luiz Fernando CalageToassi, Ramona Fernanda CeriottiPires, Fabiana SchneiderZiede, Mariangela2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/119581Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
title |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
spellingShingle |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
title_short |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
title_full |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
title_fullStr |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
title_sort |
SABERES PLURAIS, COLETIVOS E COLABORATIVOS: EXPRESSÕES DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NO ENSINO NA SAÚDE |
author |
Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
author_facet |
Alvarenga, Luiz Fernando Calage Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Pires, Fabiana Schneider Ziede, Mariangela |
author_role |
author |
author2 |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Pires, Fabiana Schneider Ziede, Mariangela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Luiz Fernando Calage Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Pires, Fabiana Schneider Ziede, Mariangela |
description |
A Revista Saberes Plurais teve sua primeira edição publicada em 2016. Desde então, um coletivo de autores-pesquisadores – envolvendo docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, mas também, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) – tem construído, de forma colaborativa, uma publicação voltada a promover transformações no cotidiano da formação e do trabalho em saúde, com foco no cuidado às pessoas-famílias-comunidades. Nesta edição, as publicações apresentam relatos de experiências envolvendo os núcleos da Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia, ensaios e debates, resultados de pesquisas e boletins informativos. São textos articulados à pauta ‘educação-saúde’/‘saude-educação’, produzidos em diferentes cenários e contextos, mas que convergem e, juntos, produzem novas perspectivas para a formação e para atenção à saúde.Palavras-chave: Educação. Pesquisa Interdisciplinar. Práticas Interdisciplinares. Sistema Único de Saúde. COVID-19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado (avaliado por pares) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119581 10.54909/sp.v5i2.119581 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119581 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.119581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119581/65801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 1-2 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 1-2 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 1-2 2525-507X 10.54909/sp.v5i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522359422976 |