Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Juliana Maciel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63717
Resumo: A partir da proposta do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão dasUniversidades Federais (REUNI), a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS), que possui um curso diurno de Odontologia desde 1898,iniciou, em 2010, o curso noturno. Entendendo que, além de garantir o acesso ao ensinosuperior são necessárias condições de permanência do estudante no curso até sua conclusão, opresente artigo propôs-se a analisar a evasão no curso noturno de Odontologia, no períodoentre 2010 e fevereiro de 2014. O trabalho faz parte de dissertação vinculada ao Programa dePós-graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da UFRGS. A coleta de dadosaconteceu por meio de análise documental (históricos escolares e relatórios do sistema degraduação) e entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores do curso (n=14). Osdados quantitativos foram digitados no software IBM SPSS Statistics para Windows eanalisados por meio da distribuição de frequências. Já os dados qualitativos foraminterpretados pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. Opercentual de evasão do curso observado no período foi de 19,9%. Dos estudantes evadidos,79,2% saíram do curso noturno para cursar Odontologia no período diurno na mesmainstituição. Os principais aspectos relacionados à evasão foram a duração de oito anos docurso (considerado muito longo), a melhor adaptação ao horário diurno de estudo e aoportunidade de realizar a transferência interna para o curso de período diurno. Estudantesrelataram que ter um bom emprego durante o dia, poder cursar disciplinas no semestreseguinte, em caso de reprovação, e um menor tempo de duração do curso são fatores quepodem influenciar a permanência no curso. Os resultados encontrados podem subsidiar aproposição de estratégias para a permanência do estudante no curso até sua conclusão.
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