Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63717 |
Resumo: | A partir da proposta do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão dasUniversidades Federais (REUNI), a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS), que possui um curso diurno de Odontologia desde 1898,iniciou, em 2010, o curso noturno. Entendendo que, além de garantir o acesso ao ensinosuperior são necessárias condições de permanência do estudante no curso até sua conclusão, opresente artigo propôs-se a analisar a evasão no curso noturno de Odontologia, no períodoentre 2010 e fevereiro de 2014. O trabalho faz parte de dissertação vinculada ao Programa dePós-graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da UFRGS. A coleta de dadosaconteceu por meio de análise documental (históricos escolares e relatórios do sistema degraduação) e entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores do curso (n=14). Osdados quantitativos foram digitados no software IBM SPSS Statistics para Windows eanalisados por meio da distribuição de frequências. Já os dados qualitativos foraminterpretados pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. Opercentual de evasão do curso observado no período foi de 19,9%. Dos estudantes evadidos,79,2% saíram do curso noturno para cursar Odontologia no período diurno na mesmainstituição. Os principais aspectos relacionados à evasão foram a duração de oito anos docurso (considerado muito longo), a melhor adaptação ao horário diurno de estudo e aoportunidade de realizar a transferência interna para o curso de período diurno. Estudantesrelataram que ter um bom emprego durante o dia, poder cursar disciplinas no semestreseguinte, em caso de reprovação, e um menor tempo de duração do curso são fatores quepodem influenciar a permanência no curso. Os resultados encontrados podem subsidiar aproposição de estratégias para a permanência do estudante no curso até sua conclusão. |
id |
UFRGS-32_559ecbcc6cd484924f715c1a3b1a72e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63717 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do SulA partir da proposta do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão dasUniversidades Federais (REUNI), a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS), que possui um curso diurno de Odontologia desde 1898,iniciou, em 2010, o curso noturno. Entendendo que, além de garantir o acesso ao ensinosuperior são necessárias condições de permanência do estudante no curso até sua conclusão, opresente artigo propôs-se a analisar a evasão no curso noturno de Odontologia, no períodoentre 2010 e fevereiro de 2014. O trabalho faz parte de dissertação vinculada ao Programa dePós-graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da UFRGS. A coleta de dadosaconteceu por meio de análise documental (históricos escolares e relatórios do sistema degraduação) e entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores do curso (n=14). Osdados quantitativos foram digitados no software IBM SPSS Statistics para Windows eanalisados por meio da distribuição de frequências. Já os dados qualitativos foraminterpretados pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. Opercentual de evasão do curso observado no período foi de 19,9%. Dos estudantes evadidos,79,2% saíram do curso noturno para cursar Odontologia no período diurno na mesmainstituição. Os principais aspectos relacionados à evasão foram a duração de oito anos docurso (considerado muito longo), a melhor adaptação ao horário diurno de estudo e aoportunidade de realizar a transferência interna para o curso de período diurno. Estudantesrelataram que ter um bom emprego durante o dia, poder cursar disciplinas no semestreseguinte, em caso de reprovação, e um menor tempo de duração do curso são fatores quepodem influenciar a permanência no curso. Os resultados encontrados podem subsidiar aproposição de estratégias para a permanência do estudante no curso até sua conclusão.Editora da UFRGS2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/6371710.54909/sp.v1i1.63717Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur.2525-507X10.54909/sp.v1i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63717/38622Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Juliana MacielToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2023-07-26T15:50:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/63717Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:52Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de Souza, Juliana Maciel |
title_short |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
de Souza, Juliana Maciel |
author_facet |
de Souza, Juliana Maciel Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Juliana Maciel Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
description |
A partir da proposta do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão dasUniversidades Federais (REUNI), a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS), que possui um curso diurno de Odontologia desde 1898,iniciou, em 2010, o curso noturno. Entendendo que, além de garantir o acesso ao ensinosuperior são necessárias condições de permanência do estudante no curso até sua conclusão, opresente artigo propôs-se a analisar a evasão no curso noturno de Odontologia, no períodoentre 2010 e fevereiro de 2014. O trabalho faz parte de dissertação vinculada ao Programa dePós-graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da UFRGS. A coleta de dadosaconteceu por meio de análise documental (históricos escolares e relatórios do sistema degraduação) e entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores do curso (n=14). Osdados quantitativos foram digitados no software IBM SPSS Statistics para Windows eanalisados por meio da distribuição de frequências. Já os dados qualitativos foraminterpretados pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. Opercentual de evasão do curso observado no período foi de 19,9%. Dos estudantes evadidos,79,2% saíram do curso noturno para cursar Odontologia no período diurno na mesmainstituição. Os principais aspectos relacionados à evasão foram a duração de oito anos docurso (considerado muito longo), a melhor adaptação ao horário diurno de estudo e aoportunidade de realizar a transferência interna para o curso de período diurno. Estudantesrelataram que ter um bom emprego durante o dia, poder cursar disciplinas no semestreseguinte, em caso de reprovação, e um menor tempo de duração do curso são fatores quepodem influenciar a permanência no curso. Os resultados encontrados podem subsidiar aproposição de estratégias para a permanência do estudante no curso até sua conclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63717 10.54909/sp.v1i1.63717 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63717 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v1i1.63717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63717/38622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur. Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur. Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur. 2525-507X 10.54909/sp.v1i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521785851904 |