AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR NECESSIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS EQUIPES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PORTO ALEGRE – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Picetti dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Siqueira, Mariana Santiago, Rosa, Roger dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/100730
Resumo: A avaliação de desempenho pode se apresentar como importante instrumento para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento da formulação de estratégias para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as avaliações anuais de desempenho dos trabalhadores nas equipes de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre – RS, no ano de 2016. Propõe-se a identificar as necessidades educacionais que emergem a partir dos resultados das avaliações de desempenho e que demandam novas práticas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa e descritiva. O estudo foi realizado a partir das avaliações funcionais dos trabalhadores da Atenção Primária do município de Porto Alegre que a tenham realizado no ano de 2016, totalizando 1.288 avaliações de diferentes categorias profissionais. Os dados foram obtidos sem a identificação dos participantes. Na análise, emergiram quatro necessidades educacionais principais que demandam novas práticas: (i) dificuldade dos trabalhadores em saúde de promover a mobilização e a participação da comunidade na efetivação do controle social, reforçando a importância da formação e/ou efetivação dos Conselhos de Saúde; (ii) participação infrequente nas ações de educação na saúde para os trabalhadores da Unidade de Saúde e pouca contribuição nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no âmbito local; (iii) identificação de parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais; e (iv) frequência insuficiente de realização de atividades de educação em saúde com a população.  Os dados disponibilizados permitiriam um desdobramento ainda maior de informações a serem analisadas, porém, devido à concentração desprendida no enfoque proposto, os autores detiveram-se nos itens com resultados mais expressivos. Torna-se fundamental um planejamento estratégico a fim de possibilitar que os dados provenientes das avaliações de desempenho sejam anualmente analisados e utilizados para aperfeiçoamento contínuo da gestão local dos trabalhadores da saúde.
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