ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896
Resumo: Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. 
id UFRGS-32_7da69bdda2d7f7399367c03bc7cb0167
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108896
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10889610.54909/sp.v4i2.108896Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-102525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896/59997Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre, Cidália de Fátima CarvoeirasGuerreiro, Miguel Ângelo Nobre2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/108896Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
title ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
spellingShingle ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras
title_short ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
title_full ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
title_fullStr ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
title_full_unstemmed ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
title_sort ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
author Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras
author_facet Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras
Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre
author_role author
author2 Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras
Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre
description Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896
10.54909/sp.v4i2.108896
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896
identifier_str_mv 10.54909/sp.v4i2.108896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896/59997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10
2525-507X
10.54909/sp.v4i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522291265536