ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896 |
Resumo: | Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. |
id |
UFRGS-32_7da69bdda2d7f7399367c03bc7cb0167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108896 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10889610.54909/sp.v4i2.108896Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-102525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896/59997Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNobre, Cidália de Fátima CarvoeirasGuerreiro, Miguel Ângelo Nobre2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/108896Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
title |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
spellingShingle |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras |
title_short |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
title_full |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
title_fullStr |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
title_sort |
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19 |
author |
Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras |
author_facet |
Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras Guerreiro, Miguel Ângelo Nobre |
description |
Este texto oferece uma reflexão sobre a importância do ensinar e aprender em tempos da pandemia COVID-19, já que as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e a interação estabelecida no processo de ensino e aprendizagem, até aqui desenvolvida na sala de aula presencial, precisou ser transposta para os meios digitais através do designado ensino remoto de emergência. Estas alterações conduziram à prática reflexiva, ao reconhecimento da importância do feedback dos vários intervenientes e à importância da escuta ativa, ou seja, não escutar somente as palavras dos alunos, mas também a sua comunicação não-verbal, possibilitando compreender a totalidade da mensagem dos mesmos. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemias. COVID-19. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896 10.54909/sp.v4i2.108896 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i2.108896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108896/59997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 6-10 2525-507X 10.54909/sp.v4i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522291265536 |