A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellini, Luana Kethlyn
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carabagialle, Viridiane Klabunde, Fontana, Evilin, Zanuzzo, Fábio, Fonsêca, Graciela Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/89765
Resumo: O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade objetiva promover a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, focando a inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Educação Interprofissional e das práticas colaborativas, que permitam o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competências colaborando em âmbito profissional e acadêmico. Neste artigo, objetiva-se relatar a experiência dos estudantes de Psicologia nas ações do PET-Saúde Interprofissionalidade, desenvolvido no município de Chapecó, Santa Catarina, por meio de uma parceria entre três Instituições de Educação Superior e a Secretaria Municipal de Saúde. As ações desenvolvidas incluíram a imersão longitudinal em uma Unidade Básica de Saúde e a aproximação com as diversas atividades desenvolvidas pelo serviço, além do reconhecimento do território, de diálogos com os usuários e da elaboração e execução de um projeto de intervenção direcionado a responder à uma problemática específica identificada: a corresponsabilidade do usuário do SUS. A partir da experiência no PET-Saúde, os estudantes de Psicologia ressignificaram a profissão, compreenderam a importância do SUS e o papel que o psicólogo desempenha nele, perceberam a importância das práticas colaborativas para gerar resolubilidade e a importância da Educação Interprofissional e de uma formação em saúde abrangente, em detrimento de práticas fragmentadas, para formar profissionais competentes para o trabalho em saúde. Conclui-se que a participação no PET-Saúde Interprofissionalidade é importante e potente para os estudantes – em especial os de Psicologia – no sentido de oportunizar uma formação coerente com as demandas sociais de saúde oferecendo uma visão de integralidade, direcionada ao cuidado e bem-estar dos indivíduos.
id UFRGS-32_aa1d6878b5b8413e073ebd9732a3d8b0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/89765
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAO programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade objetiva promover a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, focando a inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Educação Interprofissional e das práticas colaborativas, que permitam o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competências colaborando em âmbito profissional e acadêmico. Neste artigo, objetiva-se relatar a experiência dos estudantes de Psicologia nas ações do PET-Saúde Interprofissionalidade, desenvolvido no município de Chapecó, Santa Catarina, por meio de uma parceria entre três Instituições de Educação Superior e a Secretaria Municipal de Saúde. As ações desenvolvidas incluíram a imersão longitudinal em uma Unidade Básica de Saúde e a aproximação com as diversas atividades desenvolvidas pelo serviço, além do reconhecimento do território, de diálogos com os usuários e da elaboração e execução de um projeto de intervenção direcionado a responder à uma problemática específica identificada: a corresponsabilidade do usuário do SUS. A partir da experiência no PET-Saúde, os estudantes de Psicologia ressignificaram a profissão, compreenderam a importância do SUS e o papel que o psicólogo desempenha nele, perceberam a importância das práticas colaborativas para gerar resolubilidade e a importância da Educação Interprofissional e de uma formação em saúde abrangente, em detrimento de práticas fragmentadas, para formar profissionais competentes para o trabalho em saúde. Conclui-se que a participação no PET-Saúde Interprofissionalidade é importante e potente para os estudantes – em especial os de Psicologia – no sentido de oportunizar uma formação coerente com as demandas sociais de saúde oferecendo uma visão de integralidade, direcionada ao cuidado e bem-estar dos indivíduos.Editora da UFRGS2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8976510.54909/sp.v4i1.89765Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 41-52Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 41-52Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 41-522525-507X10.54909/sp.v4i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/89765/57978Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBellini, Luana KethlynCarabagialle, Viridiane KlabundeFontana, EvilinZanuzzo, FábioFonsêca, Graciela Soares2023-07-26T15:48:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/89765Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:42Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bellini, Luana Kethlyn
title_short A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort A INSERÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Bellini, Luana Kethlyn
author_facet Bellini, Luana Kethlyn
Carabagialle, Viridiane Klabunde
Fontana, Evilin
Zanuzzo, Fábio
Fonsêca, Graciela Soares
author_role author
author2 Carabagialle, Viridiane Klabunde
Fontana, Evilin
Zanuzzo, Fábio
Fonsêca, Graciela Soares
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellini, Luana Kethlyn
Carabagialle, Viridiane Klabunde
Fontana, Evilin
Zanuzzo, Fábio
Fonsêca, Graciela Soares
description O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade objetiva promover a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, focando a inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Educação Interprofissional e das práticas colaborativas, que permitam o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competências colaborando em âmbito profissional e acadêmico. Neste artigo, objetiva-se relatar a experiência dos estudantes de Psicologia nas ações do PET-Saúde Interprofissionalidade, desenvolvido no município de Chapecó, Santa Catarina, por meio de uma parceria entre três Instituições de Educação Superior e a Secretaria Municipal de Saúde. As ações desenvolvidas incluíram a imersão longitudinal em uma Unidade Básica de Saúde e a aproximação com as diversas atividades desenvolvidas pelo serviço, além do reconhecimento do território, de diálogos com os usuários e da elaboração e execução de um projeto de intervenção direcionado a responder à uma problemática específica identificada: a corresponsabilidade do usuário do SUS. A partir da experiência no PET-Saúde, os estudantes de Psicologia ressignificaram a profissão, compreenderam a importância do SUS e o papel que o psicólogo desempenha nele, perceberam a importância das práticas colaborativas para gerar resolubilidade e a importância da Educação Interprofissional e de uma formação em saúde abrangente, em detrimento de práticas fragmentadas, para formar profissionais competentes para o trabalho em saúde. Conclui-se que a participação no PET-Saúde Interprofissionalidade é importante e potente para os estudantes – em especial os de Psicologia – no sentido de oportunizar uma formação coerente com as demandas sociais de saúde oferecendo uma visão de integralidade, direcionada ao cuidado e bem-estar dos indivíduos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/89765
10.54909/sp.v4i1.89765
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/89765
identifier_str_mv 10.54909/sp.v4i1.89765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/89765/57978
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 4 No. 1 (2020): Saberes Plur.; 41-52
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Saberes Plur.; 41-52
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 1 (2020): Saberes Plur.; 41-52
2525-507X
10.54909/sp.v4i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521892806656