USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153 |
Resumo: | A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde. |
id |
UFRGS-32_cd90d0859433d63273d1be5cf6188d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/109153 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADESA Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde.Editora da UFRGS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10915310.54909/sp.v5i1.109153Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-1162525-507X10.54909/sp.v5i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153/63401Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerondi, CristianeMachado, Carmen Lucia Bezerra2023-07-26T15:47:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/109153Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:47:21Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
title |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
spellingShingle |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES Perondi, Cristiane |
title_short |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
title_full |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
title_fullStr |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
title_full_unstemmed |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
title_sort |
USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
author |
Perondi, Cristiane |
author_facet |
Perondi, Cristiane Machado, Carmen Lucia Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Carmen Lucia Bezerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perondi, Cristiane Machado, Carmen Lucia Bezerra |
description |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153 10.54909/sp.v5i1.109153 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i1.109153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153/63401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116 2525-507X 10.54909/sp.v5i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522293362688 |