USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perondi, Cristiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Carmen Lucia Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde.
id UFRGS-32_cd90d0859433d63273d1be5cf6188d4e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109153
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADESA Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde.Editora da UFRGS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10915310.54909/sp.v5i1.109153Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-1162525-507X10.54909/sp.v5i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153/63401Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerondi, CristianeMachado, Carmen Lucia Bezerra2023-07-26T15:47:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/109153Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:47:21Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
title USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
spellingShingle USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Perondi, Cristiane
title_short USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
title_full USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
title_fullStr USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
title_full_unstemmed USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
title_sort USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
author Perondi, Cristiane
author_facet Perondi, Cristiane
Machado, Carmen Lucia Bezerra
author_role author
author2 Machado, Carmen Lucia Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perondi, Cristiane
Machado, Carmen Lucia Bezerra
description A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Educação Alimentar e Nutricional. Educação em Saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153
10.54909/sp.v5i1.109153
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153
identifier_str_mv 10.54909/sp.v5i1.109153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153/63401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 92-116
2525-507X
10.54909/sp.v5i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522293362688