Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714 |
Resumo: | No processo de trabalho em equipe, mudanças sempre são difíceis, pois desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também se impõe, porque envolve especialização, interdisciplinaridade, especificidades tecnológicas que se inovam continuamente, conforme o avanço da ciência. Por isso se evidencia para aquele que pensa formação na saúde e no trabalho a seguinte questão: as estratégias pedagógicas (formas de Educação Permanente) para trabalhadores especializados proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde) que pretendem dar conta das mudanças no processo de trabalho em um hospital de ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a metodologia utilizada é um Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003). |
id |
UFRGS-32_e32eda1a8582016f495ba05275cad0c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63714 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?No processo de trabalho em equipe, mudanças sempre são difíceis, pois desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também se impõe, porque envolve especialização, interdisciplinaridade, especificidades tecnológicas que se inovam continuamente, conforme o avanço da ciência. Por isso se evidencia para aquele que pensa formação na saúde e no trabalho a seguinte questão: as estratégias pedagógicas (formas de Educação Permanente) para trabalhadores especializados proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde) que pretendem dar conta das mudanças no processo de trabalho em um hospital de ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a metodologia utilizada é um Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003).Editora da UFRGS2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/6371410.54909/sp.v1i1.63714Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur.2525-507X10.54909/sp.v1i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714/38408Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Iane MariaAlbuquerque, Paulo Peixoto2023-07-26T15:50:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/63714Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:52Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
title |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
spellingShingle |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? da Silva, Iane Maria |
title_short |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
title_full |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
title_fullStr |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
title_full_unstemmed |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
title_sort |
Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança? |
author |
da Silva, Iane Maria |
author_facet |
da Silva, Iane Maria Albuquerque, Paulo Peixoto |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Paulo Peixoto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Iane Maria Albuquerque, Paulo Peixoto |
description |
No processo de trabalho em equipe, mudanças sempre são difíceis, pois desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também se impõe, porque envolve especialização, interdisciplinaridade, especificidades tecnológicas que se inovam continuamente, conforme o avanço da ciência. Por isso se evidencia para aquele que pensa formação na saúde e no trabalho a seguinte questão: as estratégias pedagógicas (formas de Educação Permanente) para trabalhadores especializados proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde) que pretendem dar conta das mudanças no processo de trabalho em um hospital de ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a metodologia utilizada é um Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714 10.54909/sp.v1i1.63714 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v1i1.63714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714/38408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur. Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur. Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur. 2525-507X 10.54909/sp.v1i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521778511872 |