Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Iane Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Albuquerque, Paulo Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714
Resumo: No  processo  de  trabalho  em  equipe,  mudanças  sempre  são  difíceis,  pois  desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também  se impõe,  porque  envolve  especialização,  interdisciplinaridade,  especificidades  tecnológicas  que  se  inovam  continuamente,  conforme  o  avanço  da  ciência.  Por  isso  se  evidencia  para  aquele  que  pensa  formação  na  saúde  e  no  trabalho  a  seguinte  questão:  as  estratégias  pedagógicas  (formas  de  Educação  Permanente)  para  trabalhadores  especializados  proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde)  que  pretendem  dar  conta  das mudanças  no  processo  de trabalho  em  um  hospital  de  ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a  metodologia  utilizada  é  um  Estudo  de  Caso  com  abordagem  qualitativa.  Os  dados  foram  obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de  campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais  atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do  Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003).
id UFRGS-32_e32eda1a8582016f495ba05275cad0c6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63714
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?No  processo  de  trabalho  em  equipe,  mudanças  sempre  são  difíceis,  pois  desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também  se impõe,  porque  envolve  especialização,  interdisciplinaridade,  especificidades  tecnológicas  que  se  inovam  continuamente,  conforme  o  avanço  da  ciência.  Por  isso  se  evidencia  para  aquele  que  pensa  formação  na  saúde  e  no  trabalho  a  seguinte  questão:  as  estratégias  pedagógicas  (formas  de  Educação  Permanente)  para  trabalhadores  especializados  proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde)  que  pretendem  dar  conta  das mudanças  no  processo  de trabalho  em  um  hospital  de  ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a  metodologia  utilizada  é  um  Estudo  de  Caso  com  abordagem  qualitativa.  Os  dados  foram  obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de  campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais  atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do  Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003).Editora da UFRGS2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/6371410.54909/sp.v1i1.63714Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur.Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur.2525-507X10.54909/sp.v1i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714/38408Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Iane MariaAlbuquerque, Paulo Peixoto2023-07-26T15:50:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/63714Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:52Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
title Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
spellingShingle Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
da Silva, Iane Maria
title_short Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
title_full Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
title_fullStr Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
title_full_unstemmed Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
title_sort Educação na saúde em um hospital de ensino: a efetividade da mudança?
author da Silva, Iane Maria
author_facet da Silva, Iane Maria
Albuquerque, Paulo Peixoto
author_role author
author2 Albuquerque, Paulo Peixoto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Iane Maria
Albuquerque, Paulo Peixoto
description No  processo  de  trabalho  em  equipe,  mudanças  sempre  são  difíceis,  pois  desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também  se impõe,  porque  envolve  especialização,  interdisciplinaridade,  especificidades  tecnológicas  que  se  inovam  continuamente,  conforme  o  avanço  da  ciência.  Por  isso  se  evidencia  para  aquele  que  pensa  formação  na  saúde  e  no  trabalho  a  seguinte  questão:  as  estratégias  pedagógicas  (formas  de  Educação  Permanente)  para  trabalhadores  especializados  proporcionam mudanças na atenção à saúde? Analisar as atividades educativas (Educação na Saúde)  que  pretendem  dar  conta  das mudanças  no  processo  de trabalho  em  um  hospital  de  ensino, visto que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. Para tanto, a  metodologia  utilizada  é  um  Estudo  de  Caso  com  abordagem  qualitativa.  Os  dados  foram  obtidos por meio da observação participante da pesquisadora e de seus registros em diário de  campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital MaternoInfantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com 6 participantes dos respectivos encontros e profissionais  atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica do Discurso do  Sujeito Coletivo segundo Lefévre et al. (2003).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714
10.54909/sp.v1i1.63714
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714
identifier_str_mv 10.54909/sp.v1i1.63714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/63714/38408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 1 No. 1 (2016): Saberes Plur.
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Saberes Plur.
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 1 n. 1 (2016): Saberes Plur.
2525-507X
10.54909/sp.v1i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521778511872