Educação na saúde em um hospital de ensino : a efetividade da mudança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229308
Resumo: No processo de trabalho em equipe, mudanças sempre são difíceis, pois desarrumam modos de ser, ativar e organizar o trabalho. Na saúde, essa dificuldade também se impõe porque envolve especialização, interdisciplinaridade, especificidades tecnológicas que se inovam continuamente, conforme o avanço da ciência. Por isso formula-se para aquele que pensa sobre formação na saúde e no trabalho a seguinte questão: as estratégias pedagógicas (formas de Educação Permanente) para trabalhadores especializados proporcionam mudanças na atenção à saúde? Neste estudo, analisam-se as atividades educativas (Educação na Saúde) que pretendem dar conta das mudanças no processo de trabalho em um hospital de ensino, considerando-se que a tecnologia e os serviços prestados tendem à complexidade. A metodologia utilizada é a de Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação participante e de registros em diário de campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, com seis participantes dos respectivos encontros e profissionais atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, segundo Lefévre et al. (2003). Tendo como resultado a implementação de um projeto de capacitação em diferentes níveis do quadro de funcionários (profissionais da saúde).
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A metodologia utilizada é a de Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação participante e de registros em diário de campo construídos durante o encontro (capacitação) dos trabalhadores do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, com seis participantes dos respectivos encontros e profissionais atuantes no Hospital. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, segundo Lefévre et al. (2003). Tendo como resultado a implementação de um projeto de capacitação em diferentes níveis do quadro de funcionários (profissionais da saúde).Changes in a team work process are always difficult, because they affect the ways of being, activating and organizing the work. In the health field, this fact reverberates even more, since it involves specialization, interdisciplinary, technology specifications, which are continuously innovating, according to recent scientific researches. Therefore, professionals who think about health and work training, makes evidence the following question emerges: do the pedagogic strategies for highly specialized workers provide effective changes in health care? The main objective of this study is to analyze the effectiveness of educational activities (health education) intended to deal with the changes in the work process at a teaching hospital, since technology and the services provided tend to be complex. To that end, a case study was conducted using a qualitative approach. Data were initially obtained from researcher’s participant observation and notes from her field diary taken during a training meeting of the President Vargas Hospital staff. Data collection also involved semi-structured audio recorded interviews with 6 participants of these meetings and professionals working at the hospital. The obtained data were analyzed using the Collective Subject Speech approach proposed by Lefévre et al. (2003).En el proceso de trabajo en equipo, cambios son siempre difíciles, pues desordenan los modos de ser, activar y organizar el trabajo. En la salud, esa dificultad también se impone, porque envuelve especialización, interdisciplinaridad, especificidades tecnológicas que se innuevan continuamente, conforme el avance de la ciencia. Por ello, se evidencia para aquel que piensa formación en salud y en trabajo la siguiente cuestión: ¿las estrategias pedagógicas (formas de Educación Permanente) para trabajadores especializados proporcionan cambios en la atención a la salud? Analizar las actividades educativas (Educación en Salud) que pretenden dar cuenta de los cambios en el proceso de trabajo en un hospital de enseñanza, visto que la tecnología y los servicios prestados tienden a la complejidad. Para tanto, la metodología utilizada fue un Estudio de Caso con abordaje cualitativo. Los datos se obtuvieron por medio de observación participante de la investigadora y de sus registros en diario de campo construidos durante el encuentro (capacitación) de los trabajadores del Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Para la recolección de datos se realizaron entrevistas semi-estructuradas grabadas en audio con 6 participantes de los respectivos encuentros y profesionales actuantes en el hospital. Se analizaron los datos obtenidos utilizando la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo propuesta por Lefévre et al. (2003).application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2016), p. 58-67SaúdeEducaçãoTrabalhoAtenção à saúdeEducação permanenteHealth educationWorkContinuing educationAttention to healthEducación en la saludTrabajoEducación permanenteAtención a la saludEducação na saúde em um hospital de ensino : a efetividade da mudança?Health education in a teaching hospital : is change effective?Educación en salud en un hospital de enseñanza : ¿la efectividad del cambio?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001000898.pdf.txt001000898.pdf.txtExtracted Texttext/plain33010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229308/2/001000898.pdf.txt6a3f7076c640fbe6a492275d36c95d47MD52ORIGINAL001000898.pdfTexto completoapplication/pdf295921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229308/1/001000898.pdfad16c15cb78b679cff7b1bc779ec3c61MD5110183/2293082021-11-20 05:45:22.891962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229308Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:45:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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