A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Julia Carolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arruda, Fernanda Wolf da Silva, Santos, Jennifer Meireles, Martins, Maria Luiza Baixo, Borges, Lara Dal-Bó Camargo, Ferreira, Julia Gabriela da Silva, Caurio, Daniela, Rodrigues, Madson, Aguiar, Vanessa, Costa, Sibele Holsbach, Santos, Fernanda Romaguera, Benites, Larissa Cerignoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771
Resumo: Este relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual.
id UFRGS-32_e4813c50cadc0a303bf577f198b8a3c9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109771
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDEEste relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual.Editora da UFRGS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10977110.54909/sp.v5i1.109771Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-432525-507X10.54909/sp.v5i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771/63397Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Julia CarolinaArruda, Fernanda Wolf da SilvaSantos, Jennifer MeirelesMartins, Maria Luiza BaixoBorges, Lara Dal-Bó CamargoFerreira, Julia Gabriela da SilvaCaurio, DanielaRodrigues, MadsonAguiar, VanessaCosta, Sibele HolsbachSantos, Fernanda RomagueraBenites, Larissa Cerignoni2023-07-26T15:47:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/109771Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:47:21Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
title A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
spellingShingle A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
Souza, Julia Carolina
title_short A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
title_full A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
title_fullStr A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
title_full_unstemmed A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
title_sort A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
author Souza, Julia Carolina
author_facet Souza, Julia Carolina
Arruda, Fernanda Wolf da Silva
Santos, Jennifer Meireles
Martins, Maria Luiza Baixo
Borges, Lara Dal-Bó Camargo
Ferreira, Julia Gabriela da Silva
Caurio, Daniela
Rodrigues, Madson
Aguiar, Vanessa
Costa, Sibele Holsbach
Santos, Fernanda Romaguera
Benites, Larissa Cerignoni
author_role author
author2 Arruda, Fernanda Wolf da Silva
Santos, Jennifer Meireles
Martins, Maria Luiza Baixo
Borges, Lara Dal-Bó Camargo
Ferreira, Julia Gabriela da Silva
Caurio, Daniela
Rodrigues, Madson
Aguiar, Vanessa
Costa, Sibele Holsbach
Santos, Fernanda Romaguera
Benites, Larissa Cerignoni
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Julia Carolina
Arruda, Fernanda Wolf da Silva
Santos, Jennifer Meireles
Martins, Maria Luiza Baixo
Borges, Lara Dal-Bó Camargo
Ferreira, Julia Gabriela da Silva
Caurio, Daniela
Rodrigues, Madson
Aguiar, Vanessa
Costa, Sibele Holsbach
Santos, Fernanda Romaguera
Benites, Larissa Cerignoni
description Este relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771
10.54909/sp.v5i1.109771
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771
identifier_str_mv 10.54909/sp.v5i1.109771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771/63397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43
2525-507X
10.54909/sp.v5i1
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522301751296