A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771 |
Resumo: | Este relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual. |
id |
UFRGS-32_e4813c50cadc0a303bf577f198b8a3c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/109771 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDEEste relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual.Editora da UFRGS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10977110.54909/sp.v5i1.109771Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-432525-507X10.54909/sp.v5i1reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771/63397Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Julia CarolinaArruda, Fernanda Wolf da SilvaSantos, Jennifer MeirelesMartins, Maria Luiza BaixoBorges, Lara Dal-Bó CamargoFerreira, Julia Gabriela da SilvaCaurio, DanielaRodrigues, MadsonAguiar, VanessaCosta, Sibele HolsbachSantos, Fernanda RomagueraBenites, Larissa Cerignoni2023-07-26T15:47:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/109771Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:47:21Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
title |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
spellingShingle |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE Souza, Julia Carolina |
title_short |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
title_full |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
title_fullStr |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
title_full_unstemmed |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
title_sort |
A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE |
author |
Souza, Julia Carolina |
author_facet |
Souza, Julia Carolina Arruda, Fernanda Wolf da Silva Santos, Jennifer Meireles Martins, Maria Luiza Baixo Borges, Lara Dal-Bó Camargo Ferreira, Julia Gabriela da Silva Caurio, Daniela Rodrigues, Madson Aguiar, Vanessa Costa, Sibele Holsbach Santos, Fernanda Romaguera Benites, Larissa Cerignoni |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Fernanda Wolf da Silva Santos, Jennifer Meireles Martins, Maria Luiza Baixo Borges, Lara Dal-Bó Camargo Ferreira, Julia Gabriela da Silva Caurio, Daniela Rodrigues, Madson Aguiar, Vanessa Costa, Sibele Holsbach Santos, Fernanda Romaguera Benites, Larissa Cerignoni |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Julia Carolina Arruda, Fernanda Wolf da Silva Santos, Jennifer Meireles Martins, Maria Luiza Baixo Borges, Lara Dal-Bó Camargo Ferreira, Julia Gabriela da Silva Caurio, Daniela Rodrigues, Madson Aguiar, Vanessa Costa, Sibele Holsbach Santos, Fernanda Romaguera Benites, Larissa Cerignoni |
description |
Este relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771 10.54909/sp.v5i1.109771 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i1.109771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109771/63397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 1 (2021): Saberes Plur.; 30-43 2525-507X 10.54909/sp.v5i1 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522301751296 |