APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bulgarelli, Alexandre Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323
Resumo: Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia.
id UFRGS-32_ea1e6cc6affd1dbaf0ee966698f4e1bd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/118323
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIADiferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11832310.54909/sp.v5i2.118323Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-502525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323/65809Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luiza Guilhermina de OliveiraBulgarelli, Alexandre Fávero2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/118323Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
title_short APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
author_facet Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Bulgarelli, Alexandre Fávero
author_role author
author2 Bulgarelli, Alexandre Fávero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Bulgarelli, Alexandre Fávero
description Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323
10.54909/sp.v5i2.118323
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323
identifier_str_mv 10.54909/sp.v5i2.118323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323/65809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50
2525-507X
10.54909/sp.v5i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522338451456