APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323 |
Resumo: | Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia. |
id |
UFRGS-32_ea1e6cc6affd1dbaf0ee966698f4e1bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/118323 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIADiferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia.Editora da UFRGS2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/11832310.54909/sp.v5i2.118323Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-502525-507X10.54909/sp.v5i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323/65809Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luiza Guilhermina de OliveiraBulgarelli, Alexandre Fávero2023-07-26T15:46:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/118323Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:46:57Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira |
title_short |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
APRENDENDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE RIGOR METODOLÓGICO EM PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira |
author_facet |
Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira Bulgarelli, Alexandre Fávero |
author_role |
author |
author2 |
Bulgarelli, Alexandre Fávero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira Bulgarelli, Alexandre Fávero |
description |
Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da saúde.Palavras-chave: Inquéritos e Questionários. Pesquisa Qualitativa. Segurança do Paciente. Educação em Odontologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323 10.54909/sp.v5i2.118323 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v5i2.118323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118323/65809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 5 No. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 5 n. 2 (2021): Saberes Plur.; 39-50 2525-507X 10.54909/sp.v5i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522338451456 |