Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bulgarelli, Alexandre Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236634
Resumo: Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em Saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em Saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da Saúde.
id UFRGS-2_fc5b5892d3d9d4408c12914b9ba728ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236634
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Luiza Guilhermina de OliveiraBulgarelli, Alexandre Fávero2022-04-06T04:45:57Z20212525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/236634001136310Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em Saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em Saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da Saúde.Different research methods, philosophical and theoretical currents that allow the researcher some flexibility in methodological choices make the rigor in research development go through a process of accreditation and reliability. Learning from this process is an important aspect in health education. In this perspective, this paper presents an experience report of the process of building a protocol that uses methodological rigor in qualitative research with the dental patient safety as the object of study. This is a systematic experience report. The report is presented in a narrative way, following the topics thought and structured to present the methodological rigor of a qualitative research. Thus, it is presented as follow: 1. Methodology; 2. Guiding References; 3. Data production; 4. Data analysis; 5. Results. As a final point it was also presented the report of the development of a pre-test before data collection. There are difficulties and challenges for an undergraduate health student to understand the rigor behind qualitative scientific research. Learning from the reality of research practice within the Unified Health System scenarios and conducting pre-tests are enriching learning processes for future health professionals and researchers.Los diferentes métodos de investigación, corrientes filosóficas y teóricas permiten al investigador una cierta flexibilidad en las elecciones metodológicas. Este hecho hace que el rigor en el desarrollo de la investigación cualitativa exija un proceso de acreditación y confiabilidad. Aprender de este proceso es un aspecto importante en la educación para la salud. En esta perspectiva, este artículo presenta un relato del proceso de construcción de un protocolo de rigor metodológico en la investigación cualitativa que tiene como objeto de estudio la seguridad del paciente. Es un relato de experiencia sistematizado. El informe se presenta de manera narrativa siguiendo los temas pensados y estructurados para construir el rigor metodológico de una investigación cualitativa: 1. Metodología; 2. Referencias orientativas; 3. Producción de datos; 4. Análisis de datos; 5. Resultados. Como punto final, también presenta el informe previo a la prueba antes de la recopilación de datos. Existen dificultades y desafíos para que el estudiante de posgrado en salud comprenda el rigor metodológico que implica el desarrollo de la investigación científica cualitativa. Aprender de la realidad de la pratica investigadora en escenarios del Sistema Unico de Salud y realizar pruebas preliminares son procesos de aprendizaje enriquecedores para los futuros profesionales y investigadores de la salud.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (ago./dez. 2021), p. 39-50Inquéritos e questionáriosPesquisa qualitativaSegurança do pacienteEducação em odontologiaSurveys and questionnairesQualitative researchPatient safetyDental educationEncuestas y cuestionariosInvestigación cualitativaSeguridad del pacienteEducación en OdontologíaAprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiênciaLearning with the contruction of a protocol of methodological rigor in qualitative research : experience reportAprender construyendo un protocolo de rigor metodológico en la investigación cualitativa : relato de experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136310.pdf.txt001136310.pdf.txtExtracted Texttext/plain43015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236634/2/001136310.pdf.txte2ae98e9ec4ff524961b653512884ceeMD52ORIGINAL001136310.pdfTexto completoapplication/pdf374878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236634/1/001136310.pdf183651debdb9b6ef182de68935a44d67MD5110183/2366342022-04-20 04:55:27.563175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:55:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning with the contruction of a protocol of methodological rigor in qualitative research : experience report
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Aprender construyendo un protocolo de rigor metodológico en la investigación cualitativa : relato de experiencia
title Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
spellingShingle Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Inquéritos e questionários
Pesquisa qualitativa
Segurança do paciente
Educação em odontologia
Surveys and questionnaires
Qualitative research
Patient safety
Dental education
Encuestas y cuestionarios
Investigación cualitativa
Seguridad del paciente
Educación en Odontología
title_short Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
title_full Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
title_fullStr Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
title_full_unstemmed Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
title_sort Aprendendo com a construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa : relato de experiência
author Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
author_facet Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Bulgarelli, Alexandre Fávero
author_role author
author2 Bulgarelli, Alexandre Fávero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luiza Guilhermina de Oliveira
Bulgarelli, Alexandre Fávero
dc.subject.por.fl_str_mv Inquéritos e questionários
Pesquisa qualitativa
Segurança do paciente
Educação em odontologia
topic Inquéritos e questionários
Pesquisa qualitativa
Segurança do paciente
Educação em odontologia
Surveys and questionnaires
Qualitative research
Patient safety
Dental education
Encuestas y cuestionarios
Investigación cualitativa
Seguridad del paciente
Educación en Odontología
dc.subject.eng.fl_str_mv Surveys and questionnaires
Qualitative research
Patient safety
Dental education
dc.subject.spa.fl_str_mv Encuestas y cuestionarios
Investigación cualitativa
Seguridad del paciente
Educación en Odontología
description Diferentes métodos de pesquisas, correntes filosóficas e teóricas permitem ao pesquisador certa flexibilização nas escolhas metodológicas. Tal fato faz com que o rigor no desenvolvimento da pesquisa qualitativa demande um processo de acreditação e confiabilidade. Aprender com este processo é um aspecto importante na formação em Saúde. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato do processo de construção de um protocolo de rigor metodológico em pesquisa qualitativa, tendo a segurança do paciente como objeto de estudo. Trata-se de um relato de experiência sistematizado. O relato apresenta-se de forma narrativa seguindo os tópicos pensados e estruturados para construir o rigor metodológico de uma pesquisa qualitativa: 1. Metodologia; 2. Referenciais norteadores; 3. Produção de dados; 4. Análise dos dados; 5. Resultados. Como ponto final também apresenta o relato de pré-teste antes da coleta de dados. Existem dificuldades e desafios para que o estudante de graduação em Saúde compreenda o rigor metodológico que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa científica qualitativa. Aprender com a realidade da prática da pesquisa em cenários do Sistema Único de Saúde e da realização de pré-testes, são processos de aprendizado enriquecedores para futuros profissionais e pesquisadores da área da Saúde.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T04:45:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236634
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136310
identifier_str_mv 2525-507X
001136310
url http://hdl.handle.net/10183/236634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (ago./dez. 2021), p. 39-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236634/2/001136310.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236634/1/001136310.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e2ae98e9ec4ff524961b653512884cee
183651debdb9b6ef182de68935a44d67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052391211008