SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giugliani, Camila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Eliane Maria Teixeira, Cesa, Kátia Teresa, Mello, Vania Roseli de, Santana, Jandira Roehrs Santana Roehrs, Robinson, Patrícia Genro, Pereira, Cristiane Nunes, Masulini, Nilvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88490
Resumo: Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.   
id UFRGS-32_eaf87af6171ada43d5f06588e468e585
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88490
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVEREste artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.   Editora da UFRGS2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8849010.54909/sp.v2i3.88490Saberes Plurais; Vol. 2 No. 3 (2018): Saberes Plur.; 33-54Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Saberes Plur.; 33-54Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 3 (2018): Saberes Plur.; 33-542525-507X10.54909/sp.v2i3reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88490/51268Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiugliani, CamilaFlores, Eliane Maria TeixeiraCesa, Kátia TeresaMello, Vania Roseli deSantana, Jandira Roehrs Santana RoehrsRobinson, Patrícia GenroPereira, Cristiane NunesMasulini, Nilvo2023-07-26T15:50:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/88490Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:06Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
title SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
spellingShingle SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
Giugliani, Camila
title_short SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
title_full SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
title_fullStr SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
title_full_unstemmed SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
title_sort SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER
author Giugliani, Camila
author_facet Giugliani, Camila
Flores, Eliane Maria Teixeira
Cesa, Kátia Teresa
Mello, Vania Roseli de
Santana, Jandira Roehrs Santana Roehrs
Robinson, Patrícia Genro
Pereira, Cristiane Nunes
Masulini, Nilvo
author_role author
author2 Flores, Eliane Maria Teixeira
Cesa, Kátia Teresa
Mello, Vania Roseli de
Santana, Jandira Roehrs Santana Roehrs
Robinson, Patrícia Genro
Pereira, Cristiane Nunes
Masulini, Nilvo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giugliani, Camila
Flores, Eliane Maria Teixeira
Cesa, Kátia Teresa
Mello, Vania Roseli de
Santana, Jandira Roehrs Santana Roehrs
Robinson, Patrícia Genro
Pereira, Cristiane Nunes
Masulini, Nilvo
description Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88490
10.54909/sp.v2i3.88490
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88490
identifier_str_mv 10.54909/sp.v2i3.88490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88490/51268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 2 No. 3 (2018): Saberes Plur.; 33-54
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Saberes Plur.; 33-54
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 3 (2018): Saberes Plur.; 33-54
2525-507X
10.54909/sp.v2i3
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521839329280